A Confraria do Periquita realizou, este domingo, em Azeitão, o seu 26.º Grande Capítulo. A cerimónia decorreu numa data simbólica, marcada pela celebração dos 222 anos do nascimento de José Maria da Fonseca e dos 176 anos do Periquita. A Casa-Museu José Maria da Fonseca acolheu, uma vez mais, mais de uma centena de confrades e embaixadores da mais antiga marca portuguesa de vinho de mesa, numa ocasião em que foram ainda entronizados 25 novos membros, entre Confrades e Confreiras de diferentes nacionalidades.
Na Adega dos Teares Novos, decorreu um jantar num ambiente distintivo, envolvente e intimista, onde marcaram presença confrades vindos de vários cantos do mundo, entre os quais Suécia, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Noruega e Luxemburgo.
No discurso de abertura, António Soares Franco, presidente do Conselho de Administração da José Maria da Fonseca e representante da sexta geração da família, sublinhou o valor histórico e emblemático do Periquita. Destacou ainda que a marca representa muito mais do que um vinho, sendo um reflexo da visão de José Maria da Fonseca, da forte ligação a Azeitão e à Península de Setúbal, bem como da capacidade da empresa em acompanhar a evolução dos tempos sem abdicar da sua identidade.
António Soares Franco, sublinhou ainda no seu discurso a importância histórica, simbólica e emocional da marca Periquita, destacando o seu papel enquanto um dos grandes pilares da identidade da casa e uma referência no panorama do vinho português. No mesmo contexto, afirmou que “o Periquita deve honrar o seu passado, mas deve também falar com o presente e preparar-se para o futuro”, reforçando a ideia de continuidade entre tradição e inovação. Destacou ainda que “o trabalho desenvolvido em torno da marca, desde a vinha à enologia e à comercialização, tem sido determinante para consolidar esse posicionamento, permitindo que o Periquita mantenha a sua relevância junto de diferentes gerações de consumidores e que continue a afirmar-se em novos mercados, com uma imagem renovada e um perfil de vinho cada vez mais apreciado pela sua autenticidade e ligação ao território.”
Com o Primeiro Capítulo realizado a 31 de maio de 1993, a Confraria do Periquita reúne-se atualmente em anos pares, sempre na mesma data e local, com o objetivo de “promover o prestígio e a tradição do vinho do mesmo nome, divulgar as suas características singulares de aromas e sabores e proporcionar momentos de glória a todos os seus apreciadores”.
A Confraria conta atualmente com 225 membros entronizados, integrando personalidades nacionais e internacionais de diferentes áreas da sociedade, entre as quais a apresentadora brasileira Ana Maria Braga, a cantora Fafá de Belém, o ator Ricardo Pereira, a chef Marlene Vieira, o Chef João Sá, premiado com uma estrela Michelin, o Chef Rui Paula e o falecido antigo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.
Mais do que Confrades e Confreiras, representam uma rede de embaixadores do Periquita no mundo, unidos pela missão de preservar, promover e projetar o legado de um dos vinhos mais icónicos de Portugal, levando o nome de Azeitão e a história do Periquita a novas gerações, mercados e culturas.

