Que podcast estou a ouvir?
Voltei a ouvir alguns dos meus episódios preferidos de “Reply All”, da Gimlet. Era um podcast sobre a internet que, no fundo, falava sobre pessoas. Rever episódios publicados entre 2017 e 2021 é quase um exercício de arqueologia digital: é curioso perceber o quanto mudou, ou não, a nossa relação com e através das redes sociais.
Um livro que estou a ler
Estou a ler “Vengeful”, de V.E. Schwab, o segundo volume da série Villains. Parte de uma premissa quase de super-heróis, pessoas que regressam da morte com capacidades extraordinárias, mas trata-a como ficção científica sombria, mais interessada em poder, obsessão e moralidade do que em heroísmo.
Uma música que não me sai do ouvido
“Body to Body”, dos BTS. É uma música com várias camadas, que liga passado e presente ao integrar energia contemporânea com elementos tradicionais sul-coreanos. Arirang, símbolo da resistência à ocupação japonesa, ganha espaço para respirar numa faixa sobre conexão, união e apoio mútuo. É preciso pesquisar para perceber tudo o que ali está, da carga simbólica à produção irrepreensível. (Curiosidade: Apenas um dos membros do grupo lutou para manter a parte da Arirang na música final, e hoje é aclamado pelos fãs por isso.)
O que ando a ver?
Ando a ver “Weak Hero Class 2”, a segunda temporada de uma série sul-coreana intensa e muito bem construída. A violência escolar, muito presente na Coreia do Sul, surge aqui de forma crua, mas a série vai além do bullying: mostra a ausência dos adultos, o poder da influência e do dinheiro, e as ligações que nascem em contextos de injustiça.

