A Mondelēz International acaba de anunciar a nomeação de Richard Trechman como vice-presidente sénior da unidade de negócio do noroeste da Europa, com efeitos a partir de hoje. Richard será responsável pelas operações da empresa nos países nórdicos, Benelux e Península Ibérica e reportará a Volker Kuhn, vice-presidente executivo e presidente da Mondelēz International na Europa.
Richard junta-se à Mondelēz International proveniente da Danone, onde desempenhou recentemente as funções de Managing Director Regional e Presidente da região DACH – que integra Alemanha, Áustria, Suíça e Eslovénia – fazendo também parte do Conselho Europeu da Danone.
“Richard é um líder empresarial com provas dadas e um sólido percurso na construção de marcas e na aceleração do crescimento nos mercados mais relevantes para esta Unidade de Negócio. A sua profunda experiência nos países nórdicos, na Península Ibérica e no Norte da Europa, aliada a uma forte orientação comercial e a um claro foco nas pessoas e na cultura, fazem dele o líder certo para o Noroeste da Europa, numa altura em que continuamos empenhados em concretizar as nossas ambições de crescimento sustentável a longo prazo”, afirma Volker Kuhn, vice-presidente executivo e presidente da Mondelēz International na Europa.
Richard conta com mais de duas décadas de experiência nas áreas comercial e de gestão geral, desenvolvida em diferentes mercados da Europa, Reino Unido e África Austral. Na Danone, liderou negócios de grande dimensão e complexidade, tendo, entre outras funções, criado e liderado a região dos países nórdicos e bálticos, a partir de Estocolmo, exercido o cargo de Managing Director da Danone Portugal e de membro do Conselho Executivo para a Península Ibérica, além de ter assumido diferentes posições de liderança comercial no Reino Unido e na Irlanda.
Iniciou a sua carreira na Procter & Gamble, nas áreas de Finanças e Vendas, antes de integrar a L’Oréal, no Reino Unido, onde desempenhou várias funções nas áreas de vendas e marketing.
“Estou muito entusiasmado por assumir a liderança da Unidade de Negócio do Noroeste da Europa e por trabalhar com as talentosas equipas dos países nórdicos, Benelux e Península Ibérica. A força das marcas deste negócio – da Oreo à Freia, Marabou, Côte d’Or, LU e Fontaneda – é extraordinária, e existe uma oportunidade significativa para continuarmos a desenvolver esta base, criando valor para os consumidores. O meu foco estará na execução, nas parcerias e no crescimento sustentável”, afirma Richard Trechman.
A unidade de negócio do noroeste da Europa desempenha um papel central no negócio europeu da Mondelēz. Concretizar a próxima fase de crescimento exige combinar um conhecimento aprofundado, a nível local, dos consumidores, compradores e clientes com a experiência nas diferentes categorias e a escala do portefólio global da Mondelēz International, uma prioridade que está no centro da estratégia de longo prazo da empresa para liderar o futuro do snacking.
Richard sucede a Clive Jones, que deixará a Mondelēz International no final do ano. A empresa agradece a Clive a liderança demonstrada ao longo do seu percurso e deseja-lhe o maior sucesso nesta nova etapa.
