A Cooperativa, da Ilha do Pico, marca presença na terceira edição do Taste & Toast Fest, que se realiza a 6 de novembro, no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Dedicado aos sabores de outono, o evento reúne chefs de referência e produtores de vinho numa experiência gastronómica que celebra a qualidade dos produtos nacionais e a criatividade na cozinha.
Ao longo da noite, os diferentes espaços do The Yeatman transformam-se em estações de degustação, onde os convidados poderão descobrir as criações dos chefs, acompanhadas por uma seleção de vinhos nacionais. Um encontro entre diferentes interpretações da gastronomia portuguesa e vinhos de várias regiões, no qual A Cooperativa leva a expressão singular do terroir do Pico, reforçando a presença dos Açores entre os grandes territórios vitivinícolas portugueses.
Nesta edição, A Cooperativa apresenta três vinhos que traduzem a identidade atlântica e vulcânica da Ilha do Pico. Produzidos num território onde as vinhas crescem sobre solos de origem vulcânica, em permanente proximidade com o Atlântico, estes vinhos refletem as condições únicas da viticultura do Pico. A presença d’A Cooperativa no Taste & Toast Fest é também uma oportunidade para dar a conhecer a diversidade e o potencial gastronómico dos vinhos açorianos, cada vez mais reconhecidos pela sua personalidade e capacidade de acompanhar diferentes propostas à mesa.
– Arinto dos Açores 2023, um branco marcado pela acidez vibrante, frescura e carácter;
– Verdelho 2023, elegante e expressivo, que combina notas cítricas com uma delicada salinidade;
– Rola Pipa 2023, um lote de Arinto dos Açores e Verdelho, que alia a vivacidade das duas castas num perfil fresco e particularmente gastronómico.
Com o chef Ricardo Costa como anfitrião, o Taste & Toast Fest reúne um conjunto de nomes de destaque da gastronomia nacional e internacional, entre os quais Dieter Koschina, do Vila Joya, distinguido com duas Estrelas Michelin; Pepe Vieira, também com duas Estrelas Michelin; Pedro Lemos e Paulo Morais, do Kanazawa, ambos distinguidos com uma Estrela Michelin; Michele Marques, da Mercearia Gadanha; Milton Ferreira, do The Vintage House Hotel e Casa das Pipas Restaurant; e Ricardo Nogueira, do Mugasa. A vertente de pastelaria estará a cargo de Francisco Siopa, Executive Pastry Chef do Penha Longa Resort.
