10ª Edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong está de volta e realiza-se em Carcavelos

A praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, vai receber a 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong, campeonato internacional de surf que, em 2024, volta a reunir alguns dos mais consagrados tube riders da atualidade num dos melhores beach breaks do país, conhecido mundialmente pela qualidade das suas ondas. O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surf que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surf do Inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa realizar-se estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o ex-libris da modalidade. Nesta competição especial só os tubos (manobra-rainha do surf) são pontuados, não sendo consideradas outras manobras para o score dos competidores. O município de Cascais reforça, assim, o seu lugar de destaque na cronologia desta competição especial de tubos, com a praia de Carcavelos a ser palco do Capítulo Perfeito powered by Billabong pela sexta vez e por ocasião do seu 10º aniversário, marco histórico que será devidamente assinalado com grandes novidades por parte da organização, especialmente ao nível dos surfistas convidados.
O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, revelou o entusiasmo do costume por voltar a ser o anfitrião de um evento que se tem destacado pela espetacularidade das ondas e das performances dos surfistas, atraindo milhares de fãs à praia e alcançando, em 2023, um universo de 63 milhões de pessoas em todo o mundo na transmissão ao vivo.
“O nosso posicionamento externo também se faz pela afirmação de Cascais como palco de grandes eventos”, diz o autarca. “É muito positivo para o país aproveitar o património na cadeia de valor do mar e nas suas enormes potencialidades. Saudamos o regresso, uma vez mais, do Capítulo Perfeito a Cascais e à praia de Carcavelos. Estou certo de que será um grande espetáculo competitivo para a vastíssima tribo do surf de Cascais e para o público que nos acompanhará em todo o mundo”, conclui. O promotor do evento, Rui Costa, também se congratula por mais um retorno do Capítulo Perfeito powered by Billabong a Carcavelos, revelando que a 10ª edição trará importantes novidades. “Fomos sempre muito bem recebidos no concelho de Cascais e 2024 não será exceção, com a certeza de que a praia de Carcavelos será capaz de voltar a oferecer aos surfistas convidados condições de classe mundial, projetando Portugal e as suas ondas no estrangeiro. Mais uma vez, prometemos um grande espetáculo com os melhores surfistas nas melhores ondas e com grandes novidades que estamos a preparar para aquela que será a 10ª edição e um marco histórico para o Capítulo Perfeito”.
Com a sua participação assegurada por convite direto da organização, o português Nic von Rupp destaca igualmente Carcavelos como um local de excelência para a realização do Capítulo Perfeito powered by Billabong, ele que se tornou o recordista de vitórias do evento ao alcançar o triunfo na edição deste ano naquela praia, depois de ter vencido a prova em 2013, nos Supertubos, e 2014, também em Carcavelos.
“Todos sabemos que, nos seus melhores dias, Carcavelos é único. As condições são épicas. Quando ganhei o Capítulo Perfeito no início deste ano, tinham passado 10 anos desde a minha primeira vitória. Soube-me pela vida, por isso vou voltar com toda a força para defender o título. A concorrência tem aumentado de ano para ano e 2024 não será diferente, o que é positivo porque eleva o nome do evento e quanto melhor a concorrência melhor sabe ganhar, que é o que estou empenhado em fazer”, afirma Nic von Rupp.
O lançamento oficial da 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong acontece na primeira semana de janeiro, altura em que ficarão a ser conhecidos os surfistas convidados da organização e a lista de candidatos que será submetida aos votos do público.
Recorde-se que este é um evento especial que tem como objetivo consagrar o melhor tube rider entre atletas portugueses e estrangeiros, sendo a única competição de surf no mundo em que uma parte dos participantes é apurada pelos fãs (através de votação online). O evento tem como premissa realizar-se no melhor dia do Inverno português, contando com um período de espera de dois meses durante o qual as previsões são monitorizadas por especialistas de forma a garantir que a competição decorre nas melhores condições de surf que Portugal consegue produzir (ondas grandes, tubulares e perfeitas). Os competidores e o público são notificados da realização da prova com apenas 72 horas de antecedência.

Terça-feira, 19 Dezembro 2023 10:40


PUB