8 Marvila abre 12 novos espaços de cultura, comércio e desporto

O 8 Marvila anuncia a abertura de 12 lojas e espaços inéditos, da gastronomia ao desporto, é a afirmação do novo espaço de cultura e comércio independente em Lisboa. Neste momento, o projeto na Praça David Leandro da Silva 8, em Marvila, está com a ocupação máxima de empreendedores nos 22 mil metros quadrados dos antigos Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca.
As novas lojas e espaços do 8 Marvila são: a roupa de segunda mão de Anomaly e Black Mamba; decoração e design de Napo Runa e RO Archive Design; a Galeria de Arte Luísa Pereira da Fonseca; a primeira loja da Planta Livre for Home; um *showroom* das colunas e amplificadores Marshall; o The Cosmic Collective; a loja de vinhos Cuba nº160, o Bar à Boca do Mato e os donuts e gelados da Scoop Dough; e o Nave Padel com oito campos de padel.
Entre as novas lojas, destacam-se as iniciativas de empreendedores independentes que decidiram, pela primeira vez, abrir um negócio próprio. A Galeria de Arte Luísa Pereira da Fonseca é simultaneamente uma estreia e um regresso a casa: criada pela trineta de Abel Pereira da Fonseca, fundador dos Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca, a jovem artista plástica apresenta as suas obras dentro de uma antiga adega de vinho, sendo um reflexo do próprio 8 Marvila – do vinho à arte, do passado ao presente.
A Black Mamba, loja de roupa de segunda mão, é outra estreia de uma jovem empreendedora: Carlota Capitão de Sousa. O projeto integra-se na filosofia de reutilização e sustentabilidade do 8 Marvila, que foi erguido através do reaproveitamento do entulho dos antigos armazéns. Anomaly é a segunda loja de roupa de segunda mão do 8 Marvila, no interior de uma das adegas de vinho, sendo a primeira loja de Joana Matos, com uma curadoria dedicada a marcas vintage.
Os espaços verdes espalhados ao longo do 8 Marvila são da autoria da Planta Livre*, *uma empresa familiar criada em 2006 por Armindo Gonçalves e Augusto Gonçalves. Reconhecida pelos seus viveiros próprios, a Planta Livre tem como foco principal a produção e venda de plantas ornamentais e substratos; agora, a empresa inaugura a sua primeira loja física. Além da Planta Livre, a loja de decoração e design Napo Runa, do autor com o mesmo nome, também espalhou algumas das peças de grande dimensão pelos diversos ambientes do 8 Marvila.
Como não podia deixa de ser, o renascimento dos icónicos armazéns de vinho de Marvila, também têm um espaço dedicado à vinicultura: Cuba nº160, uma loja com uma variedade de marcas de vinho escolhidas pelo projeto Boca a Boca. Além da loja de vinhos, o Bar à Boca do Mato, integrado no Restaurante O Mato, é o novo bar da praça central do 8 Marvila. Por fim, ainda na gastronomia, destaque para a abertura da Scoop n Dough, os célebres donuts e gelados artesanais dos irmãos Darchite e Jimite Kantelal.
Nas adegas de vinho, que delimitam os espaços comerciais, abriram ainda mais três espaços comerciais: a loja de design RO Archive Design; um espaço dedicado aos amplificadores e sistemas de som da Marshall, que apresenta um *showroom* da emblemática marca britânica; e o The Cosmic Collective, de Juliana Torres, que promete uma experiência holística com várias terapias e tratamentos alternativos.
Por fim, o 8 Marvila anuncia a abertura de oito campos de padel e um campo de pickleball – é o primeiro campo coberto de pickleball em Lisboa; esta modalidade que combina elementos de ténis, badminton e ténis de mesa, é uma nova tendência mundial do desporto de raquetes. O Nave Padel tem uma entrada própria, no final da Rua do Açúcar, antes da Praça David Leandro da Silva.
Desde o final do ano passado, que empreendedores pioneiros como a Galeria Zé dos Bois, o clube OUTRA CENA, o restaurante e bar Mato, a Taqueria Paloma, ou a galeria de arte Because Art Matters, estão a dinamizar este novo centro de cultura e empreendedorismo de Lisboa. Entretanto, abriu a RCICLA, loja de personificação e reparação de bicicletas, e a The LIsbon Frame, de fotografia analógica.
Neste momento, o 8 Marvila está com a ocupação máxima para novas lojas de cultura e comércio independente. Alguns dos espaços, ainda em desenvolvimento, vão ser anunciados brevemente.

Sexta-feira, 02 Fevereiro 2024 11:58


PUB