A Casa da Música desafiou a Bastarda a criar a nova identidade do Serviço Educativo da temporada 2023/2024. Mantendo o processo colaborativo – a que a Instituição já habituou o público-, a agência criativa mudou os intervenientes e, com recurso a desenho de realidade aumentada, desafiou-os a desenharem livremente as músicas que ouviam. O resultado é uma peça virtual em 3D onde a música transcendeu as suas dimensões habituais e ganhou vida.
“A identidade do Serviço Educativo da Casa da Música tem vindo a ser criada em parceria com artistas das mais diversas disciplinas, materializando a universalidade da música e da educação. Este ano, decidimos expandir horizontes e convidámos pessoas de várias esferas do Serviço a participarem neste processo criativo – desde o coordenador, a crianças e músicos”, explica Edgar Sprecher, Diretor de Arte da Bastarda.
“Através desta tecnologia, cada um interpretou livremente o que ouvia. Explorando uma tela com mais de duas dimensões, os participantes puderam seguir o que a combinação corpo-música lhes foi sugerindo. O resultado chegou a superar o convencional, dando palco a um desenho que foi reflexo desta ligação visceral com a música”, conclui.
A par deste desafio, a Bastarda tem vindo a trabalhar em parceria com a Casa da Música com o objetivo de fortalecer o posicionamento da marca, reforçando assim os níveis de notoriedade e envolvimento com o público.
Da autoria do arquiteto Rem Koolhaas, a Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música – seja no domínio da apresentação pública, seja no campo da formação artística e da criação – enquanto que a sua identidade visual foi criada pelo conceituado designer austríaco Stefan Sagmeister e considerada a melhor do ano pelo jornal norte-americano Internacional Herald Tribune. Até aos dias de hoje, é uma referência fundamental de arquitetura contemporânea assumindo-se um espaço de cultura privilegiado na cidade do Porto.
“A identidade do Serviço Educativo da Casa da Música tem vindo a ser criada em parceria com artistas das mais diversas disciplinas, materializando a universalidade da música e da educação. Este ano, decidimos expandir horizontes e convidámos pessoas de várias esferas do Serviço a participarem neste processo criativo – desde o coordenador, a crianças e músicos”, explica Edgar Sprecher, Diretor de Arte da Bastarda.
“Através desta tecnologia, cada um interpretou livremente o que ouvia. Explorando uma tela com mais de duas dimensões, os participantes puderam seguir o que a combinação corpo-música lhes foi sugerindo. O resultado chegou a superar o convencional, dando palco a um desenho que foi reflexo desta ligação visceral com a música”, conclui.
A par deste desafio, a Bastarda tem vindo a trabalhar em parceria com a Casa da Música com o objetivo de fortalecer o posicionamento da marca, reforçando assim os níveis de notoriedade e envolvimento com o público.
Da autoria do arquiteto Rem Koolhaas, a Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música – seja no domínio da apresentação pública, seja no campo da formação artística e da criação – enquanto que a sua identidade visual foi criada pelo conceituado designer austríaco Stefan Sagmeister e considerada a melhor do ano pelo jornal norte-americano Internacional Herald Tribune. Até aos dias de hoje, é uma referência fundamental de arquitetura contemporânea assumindo-se um espaço de cultura privilegiado na cidade do Porto.