A Betclic e a Shutterstock Studios em parceria com a ONG Soma Surf lançam “Surfing Through the Odds”

Até 2021 quem fosse à procura de imagens de raparigas negras a surfar nos grandes bancos de imagens iria deparar-se com uma inacreditável falta de representatividade: entre os milhões de imagens disponíveis, não havia quase nenhuma imagem (fotografia ou vídeo) de jovens surfistas negras.

Diante deste incrível lapso de inclusão, a Betclic em parceria com a Shutterstock Studios decidiu lançar “Surfing Through the Odds”, a primeira Coleção de imagens de raparigas negras a surfar disponível num grande banco de imagens comerciais.

A produção da coleção contou com a ajuda da Soma Surf, a ONG que está a mudar a vida de centenas de raparigas em São Tomé (África) através da surf terapia. Criada por Francisca Sequeira em 2020, a Soma aposta no empoderamento feminino através da prática do surf em um dos países mais pobres do mundo, onde pouco mais de 30% das raparigas acabam o ensino secundário. Desde que foi fundada, mais de 90 raparigas já passaram pela Soma, incluindo Maura, 13 anos de idade, e a primeira campeã de surf feminino de São Tomé.

A Coleção composta por 33 vídeos e mais de 100 fotos – todas produzidas com as estudantes da Soma – está disponível na Shutterstock desde o ano passado e já atraiu compradores de mais de 35 países, com parte dos fundos angariados com a venda das fotos a revertem diretamente à Soma e assim, ajudar financiar o projeto.

Como parte da iniciativa “Surfing Through the Odds”, foi produzido um documentário que conta a história da Soma e o dia-a-dia das raparigas surfistas de São Tomé. Com uma equipa multidisciplinar que contou com profissionais do Brasil, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos da América, o documentário foi realizado pela sul-africana Ana-Filipa Domingues e já foi exibido em eventos e festivais de cinema por todo o mundo, incluindo o renomado Festival de Cinema de Sundance.

A agência criativa responsável pelo projeto é a Coming Soon, que trabalha a comunicação da Betclic desde 2019.

Filme da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=xRomcZWOYUw

CRÉDITOS:

Título: SURFING THROUGH THE ODDS

Agência: COMING SOON

Cliente: BETCLIC + SOMA SURF

Produção: SHUTTERSTOCK STUDIOS

Production Company: SHUTTERSTOCK STUDIOS

Criação: MARCELO LOURENÇO / PEDRO BEXIGA

Realização do Documentário: ANA-FILIPA DOMINGUES

DOP: BRYAN GARRICK LITTLE

Fotógrafa / Videographer: ANA CATARINA / THIAGO THEO

Produção Executiva: NOELIA LAGE VAZQUEZ

Shutterstock Studios ECD: ADAM BARNETT

Aprovado por: RICARDO MALAQUIAS / FRANCISCO SILVA / RICARDO DOMINGUES (Betclic) ANA ROSEIRA / ADAM BARNETT (Shutterstock Studios), FRANCISCA SEQUEIRA / RITA XAVIER (Soma Surf)

Sexta-feira, 08 Março 2024 09:23


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