O novo site da Agência Nacional de Inovação (ANI), visa reforçar uma nova identidade e assinatura digital da marca e da organização, alinhando-se com os seus principais valores de Inovação, Pessoas, Colaboração, Criatividade, Proximidade e Transparência. Uma experiência digital fluida e o acesso fácil e simples à informação mais atual e relevante no cenário de inovação nacional foram os pontos chave desta reformulação, que resulta de um projeto que recorreu a metodologias interativas como agile, scrum e design thinking. Mais funcionalidades, possibilidades e eficiência para todos os utilizadores, com novidades como a nova assistente virtual ANIta, Inteligência Artificial customizada e a presença no metaverso com o ANIverso.
A Inteligência Artificial foi um requisito incontornável no desenvolvimento do novo site, sendo a ANI uma das primeiras entidades nacionais a integrar o ChatGPT totalmente personalizado, para uma experiência cada vez mais humanizada e ajustada aos principais interesses e objetivos de cada utilizador.
Também o espaço virtual ANIverso, acessível a partir de qualquer equipamento, nomeadamente computadores e óculos de realidade virtual, cria mais um canal aberto para todos, onde é possível interagir com outras entidades, realizar reuniões com as diversas unidades de negócio ou mesmo com os seus clientes, assistir a palestras, exposições e eventos, ter acesso a novos lançamentos de produtos e serviços, ou ainda consultar projetos e parcerias de forma imersiva.
Para além destas novidades, o site conta ainda com outras funcionalidades relevantes que procuram dar respostas mais rápidas e uma interação mais direcionada, tais como a área reservada para o utilizador que terá também acesso exclusivo a fóruns de discussão, onde as entidades do SNI poderão dar a sua opinião sobre várias questões que serão colocadas.
O design inovador aliado à usabilidade e acessibilidade foram critérios prioritários no desenvolvimento do novo site, incorporando as melhores práticas para o acesso a toda a informação, sem barreiras, por utilizadores com condições como cegueira, daltonismo, epilepsia, entre outros, estando preparado para bots de leitura, entre outras funcionalidades.
Unir e transferir o conhecimento para economia nacional é o ponto de partida do conceito da nova identidade da marca, que interliga os lados emocional e racional da inovação, que será representado pelo símbolo do infinito e reforçado pela assinatura: “A Inovação Começa Aqui”. O novo site está já disponível em www.ani.pt