Alunos e professores de todo o país convocados para aprenderem a programar na Hora do Código

Agora, todos podem aprender a programar de forma fácil e gratuita. É com esse objetivo que a Fundação Santander Portugal promove, em conjunto com a Code.org e outros parceiros em Portugal, uma grande campanha de aprendizagem de programação para professores e alunos de todas as escolas do país. Esta campanha insere-se na Semana do Ensino das Ciências Informáticas (Computer Science Education Week), que decorre entre os dias 4 e 8 de dezembro.

Hoje, a partir das 9h30, terá lugar no auditório da sede do Santander, em Lisboa, um evento “Hora do Código” para mais de 200 alunos dos 5º e 6º anos, com a presença da presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa.

A Hora do Código consiste num workshop prático, em que os alunos aprendem a programar através de jogos divertidos e vídeos explicativos. Todos os alunos podem participar, independentemente da idade e do nível de capacidade. Estas iniciativas contam já com o apoio de mais de 400 parceiros e 200.000 educadores em todo o mundo. Este ano, a Hora do Código tem como lema a “Criatividade com Inteligência Artificial”. Pretende-se que os alunos explorem as oportunidades criativas oferecidas pela inteligência artificial e aprendam sobre o seu potencial e impacto.

A Semana do Ensino das Ciências Informáticas pretende sensibilizar professores e alunos em relação à importância das ciências da computação e aos benefícios de aprender a programar.

Durante todo o ano – e especialmente nesta semana – os professores são encorajados a promover os seus próprios eventos da Hora do Código. Qualquer professor, independentemente da disciplina, pode promover uma Hora do Código de forma totalmente gratuita, acedendo à plataforma da Hour of Code.

Desde o início do movimento, já foram realizadas 1.714.412.325 Horas do Código, em mais de 180 países. Os conteúdos da Code.org são disponibilizados em mais de 45 idiomas. No ano passado, foram realizadas Horas do Código em 76 países, número que a organização espera ultrapassar este ano.

Esta iniciativa surge no âmbito da recém-anunciada parceria entre a Fundação Santander Portugal e a Code.org, uma Organização Não-Governamental (ONG) fundada nos Estados Unidos em 2013, que disponibiliza uma plataforma online gratuita de aprendizagem de programação.

A Fundação Santander Portugal assume a liderança deste movimento em Portugal, contando também nesta fase com parceiros como a CEGID e a ANPRI, promovendo ações como a disponibilização de bolsas de formação em programação para professores e incentivando agora à participação de toda a comunidade escolar na Hora do Código.

Campanha de comunicação

Para dar a conhecer a Hora do Código, a Fundação Santander Portugal irá promover uma campanha de comunicação nas suas redes sociais. As imagens da campanha foram produzidas com recurso a inteligência artificial, invocando o tema dos super-heróis para despertar nos alunos e professores os superpoderes da imaginação através da programação.

Em anexo, seguem as imagens. O vídeo pode ser visualizado aqui.

Terça-feira, 05 Dezembro 2023 09:19


PUB