No âmbito do seu compromisso com o apoio à cultura e a promoção do acesso ao conhecimento, o Bankinter Portugal é novamente mecenas de uma grande exposição da Fundação Calouste Gulbenkian. “Veneza em Festa” reúne obras dos mestres de pintura veneziana do século XVIII na Galeria Principal da sede da fundação, em Lisboa, até 13 de janeiro de 2025.
Esta exposição resulta de uma colaboração entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Museu espanhol Thyssen-Bornemisza, juntando no mesmo espaço mais de 50 peças das coleções dos dois museus.
Canaletto, Guardi, Bellotto e Tiepolo são alguns dos autores das pinturas em exibição, que retratam as *feste*, celebrações realizadas em Veneza, as *vedute*, vistas panorâmicas de um determinado local, e os *capricci*, arquiteturas fantasistas fruto da imaginação dos artistas locais, todas elas, por natureza, motivos na natureza festiva.
Esta é a quinta exposição que o Bankinter Portugal apoia no âmbito da colaboração que mantém com a Fundação Calouste Gulbenkian, instituição de referência internacional e que tem desempenhado um papel muito relevante na divulgação da cultura em Portugal. Anteriormente, o banco foi mecenas das exposições “Cérebro mais vasto que o céu”, em 2019, “Hergé”, em 2021, “Faraós Superstars”, em 2022, e “O Tesouro dos Reis. Obras-primas do Terra Sancta Museum”, em 2023, entre outras iniciativas.
Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal destaca que *“o mecenato constitui parte do papel que o Bankinter tem desempenhado no apoio à cultura em Portugal. Ao apoiarmos mais esta grande exposição com a chancela de qualidade da Fundação Calouste Gulbenkian, estamos a contribuir para o acesso à arte e ao conhecimento e, consequentemente, para uma sociedade mais inclusiva e informada”. *
Além da colaboração que mantém com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito da promoção da cultura, o Bankinter é membro fundador da Fundação de Serralves, no Porto, associando-se a estas instituições com o objetivo de dinamizar e estimular o interesse e o conhecimento dos diferentes públicos pela arte e por temas relevantes para a sociedade.