“Escolha chegar em segurança”. Este é o mote da campanha de segurança rodoviária da Brisa Autoestradas que arranca na segunda-feira em rádio e no digital, num apelo simples: respeitar e praticar as boas regras de condução criando uma cultura de segurança rodoviária para que todos cheguem em segurança ao seu destino.
A criatividade da campanha foi desenvolvida pela agência VML, recorrendo a Inteligência Artificial para a criação das imagens da campanha, combinando cores vibrantes e composições poderosas.
Segundo Maria Leiria, Diretora Criativa, “as imagens da campanha procuram criar um impacto visual marcante no público, conectando de uma forma subtil os comportamentos perigosos a ações do passado”.
A campanha conta com o apoio da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Hugo Bento, diretor de marketing do Grupo Brisa, explica que “esta é uma campanha de sensibilização ativa, queremos promover a prática de um comportamento seguro durante a condução. Queremos chamar a atenção para comportamentos que se tornaram naturais, mas que constituem um perigo para quem viaja nas estradas e autoestradas. Certos comportamentos devem passar à história e ficar emoldurados na nossa memória para não os repetirmos.”
Na rede de autoestradas da Brisa Concessão Rodoviária já foram registados este ano mais de 2800 acidentes, sendo que 34% destes acidentes foram causados por distração dos condutores ou excesso de velocidade e 5% devido a cansaço e sonolência.
O que se pretende, no fim, é que todos cheguem em segurança ao seu destino porque fizeram a sua parte no caminho, porque escolhemos chegar em segurança. Entre as diferentes mensagens, a campanha apela a que não se ceda ao “Vou só responder rápido”, quando o telemóvel chama, porque quando circulamos a 80 km por hora, cinco segundos de distração são o tempo de percorrer mais de 100 metros “às cegas”.
A Brisa Autoestradas incentiva à pausa a cada duas horas na condução, evitando o “Descanso quando chegar a casa”, porque conduzir cansado é comparável a conduzir sob o efeito de álcool.
Através destas campanhas de sensibilização, a Brisa Autoestradas tem como objetivo colaborar para a criação de uma cultura de segurança rodoviária em que, se cada um fizer a sua parte, as nossas estradas vão ser um lugar cada vez mais seguro.
Ficha técnica:
Agência – VML
Managing Director – Graça Magalhães
Diretora Criativa – Maria Inês Leiria
Account Manager – Francisca Pedra Soares, Maria Branco
Diretor de Arte – Nelson Silva, Beatriz Mangerona
Copy – Raquel Vieira
Pós-produtor – Miguel Ângelo