O Estúdio João Campos foi o responsável pela conceção criativa da nova campanha de oferta formativa do ISEL — Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que veio consolidar o rebranding do Instituto, apresentado no primeiro trimestre de 2025.
A promoção da oferta educativa é um marco fundamental no calendário das instituições de ensino superior. Por isso, o Estúdio João Campos criou a campanha de oferta educativa do ISEL, tendo por base um conjunto de quebra-cabeças que apela ao espírito descodificador dos engenheiros, apresentando o Instituto como a solução para o futuro na engenharia. Desta forma, é, também, reforçado o posicionamento do ISEL no mercado.
Esta é uma campanha essencialmente digital, que inclui redes sociais e rede ATM na área da grande Lisboa.
Além do reforço de posicionamento do ISEL, a promoção da oferta educativa do Instituto foi projetada como forma de consolidar a nova narrativa, visual e verbal, da marca, também ela desenhada pelo Estúdio João Campos. No ano em que o Instituto comemorou o seu 50.º aniversário, coube ao Estúdio o processo de rebranding da marca.
A atualização da identidade visual do ISEL fundamentou-se na necessidade de fortalecer e modernizar a imagem institucional do Instituto, reforçando os seus valores centrais: a excelência no ensino prático de engenharia, a inovação tecnológica, a proximidade nas relações intracomunitárias e a forte ligação com o mercado. Mas, também, na premência em alinhar a reputação do Instituto com os desafios e as oportunidades do ensino superior contemporâneo, dotando-o de argumentos renovados para enfrentar a crescente concorrência entre instituições de ensino.
“A nova identidade visual do ISEL, um programa global de representação institucional e de comunicação de marca, foi pensada para projetar a imagem de uma escola moderna, competente e solucionadora. Suportada num diagnóstico de marca exaustivo, elaborado ao longo do ano de 2024, a nova identidade expande-se pelos vários territórios de ação do ISEL — da comunicação institucional à publicidade de marca, da presença física no campus aos ambientes digitais —, de forma coerente, mas flexível”, explica João Campos.