CBRE lança a campanha “Fica mais um pouco” no Dia Mundial da Saúde Mental

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, a CBRE, consultora líder na prestação de serviços imobiliários, lança a campanha “Fica mais um pouco”, desenvolvida em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC). A iniciativa pretende consciencializar para a importância da saúde mental de crianças e adolescentes e valorizar algo tão simples quanto necessário, como dedicar tempo de qualidade às pessoas que nos rodeiam.

A campanha nasce num contexto em que a saúde mental de crianças e adolescentes se tornou uma das principais preocupações sociais. Segundo dados de 2025 da Linha SOS Criança e Jovem 116 111, serviço do IAC, um em cada sete apelos associados à saúde mental está relacionado com suicídio, um em cada oito com depressão e, dois em cada cinco a situações de violência – bullying ou cyberbullying. Por sua vez, 14,7% dos apelos associados à saúde mental estão relacionados com tristeza e 12,3% com ansiedade.

Sob o mote “Fica mais um pouco”, a iniciativa convida a refletir sobre o impacto que as ligações sociais têm no bem-estar e sobre a necessidade de recuperar espaços de conversa, escuta e presença num mundo marcado pela pressa e pela hiperconectividade. A campanha assenta num pequeno gesto: abrandar o ritmo, melhorar a conexão e construir vínculos reais com as pessoas que são importantes para cada um.

Durante os dias da campanha, os visitantes e utilizadores dos ativos vão encontrar diferentes suportes gráficos com mensagens e dados que convidam a parar uns minutos, a partilhar tempo com familiares ou amigos e a refletir sobre a importância das relações pessoais no bem-estar emocional. Ativações, elementos informativos e mensagens localizadas em zonas estratégicas vão transformar espaços do quotidiano em pontos de encontro para promover a conversa, a atenção plena (mindfulness) e a ligação humana.

A iniciativa integra o Caring for Communities, o programa de impacto social de Property Management da CBRE, que visa gerar um impacto positivo e palpável nas comunidades onde os ativos geridos pela consultora estão presentes. Neste caso, a campanha vai ser realizada em 52 ativos na Península Ibérica, entre 39 centros comerciais e 13 edifícios de escritórios, incluindo, em Portugal, o UBBO, na Área Metropolitana de Lisboa, o LeiriaShopping, em Leiria, o Alma Shopping, em Coimbra, o Alameda Shop&Spot, no Porto e o Nosso Shopping, em Vila Real.

Bruno Pereira, Head of Marketing de Property Management na CBRE, afirma que “na CBRE queremos que os espaços que gerimos sejam muito mais do que lugares de passagem: aspiramos a que sejam locais de encontro para as pessoas e a contribuir positivamente para as comunidades onde estamos presentes. Com a campanha ‘Fica mais um pouco’, convidamos visitantes e utilizadores a parar, a partilhar tempo de qualidade e a refletir sobre como pequenos gestos diários podem fazer a diferença no bem-estar emocional de quem nos rodeia.”

Por sua vez, Manuel Ataíde Coutinho, Presidente do Instituto de Apoio à Criança, acrescenta que “fica mais um pouco” traduz uma ideia muito simples, mas essencial: para escutarmos verdadeiramente uma criança ou um jovem temos de lhes dar tempo, atenção e espaço para dizerem o que sentem. É também essa a lógica do Desperta, um projeto do IAC que promove a participação e a voz dos jovens, dando-lhes ferramentas para reconhecer situações de risco e procurar ajuda. Esta campanha permite-nos levar essa mensagem mais longe e lembrar a todos que estar presente, escutar sem julgar e reconhecer os sinais pode fazer a diferença na saúde mental de uma criança ou de um jovem.”

Com esta iniciativa, a CBRE reforça o seu compromisso com as comunidades em que os seus ativos se inserem, reconhecendo que os espaços também podem cuidar e contribuir para o bem-estar emocional de quem os frequenta.

Terça-feira, 06 Outubro 2026 12:49


PUB