CCP integra projeto europeu “Green Futures”

O CCP integra projeto europeu “Green Futures”, lançado hoje com o objetivo de acelerar o setor criativo em direção à sustentabilidade
O Clube da Criatividade de Portugal, juntamente com o ADCE – Art Directors Club of Europe e o Creatives for Climate, lançam hoje uma nova iniciativa para destacar o papel transformador da comunidade criativa como motor de sustentabilidade e transformação para combater as alterações climáticas.
A iniciativa Green Futures pretende mobilizar a indústria criativa europeia a enfrentar os desafios relacionados com o emprego, a resiliência económica e o crescimento inteligente, promovendo a inovação, melhorando as competências e enfrentando a concorrência global.
O programa visa colmatar lacunas de competências e facilitar o trabalho em rede para melhorar o caminho para a transformação verde. Através do intercâmbio de conhecimentos e da inovação na Europa, trabalhará para remodelar o futuro da indústria criativa.
As atividades do projeto “Green Futures” incluem:
– Exposições itinerantes pela Europa – Vídeos sobre boas práticas na indústria – Programa educativo Creative Express para jovens criativos – Summits sobre o clima e indústria criativa – Capacitação sobre upskilling e greenwashing – Relatórios de tendências
O programa inicia hoje, dia 18 de janeiro, com o lançamento de bolsas de apoio Anti-Greenwash para o curso Greenwash Watch criado pelo coletivo Creatives for Climate. O Parlamento da UE acaba de dar luz verde para restringir alegações ambientais enganosas num projeto de lei proposto pela primeira vez em 2022.
O curso “Greenwash Watch” capacita profissionais criativos para navegar habilmente pelas complexidades do marketing de sustentabilidade, complexidades que em breve serão legisladas. O curso foi projetado para capacitar os alunos a comercializar a sustentabilidade com credibilidade, identificar e evitar o greenwash no seu trabalho e aproveitar a sua criatividade para obter um impacto positivo.
Como parte da iniciativa, o programa Green Futures apoia 22 inscrições para o GreenWash Watch Live em 2024, com o desconto de 50%. O prazo das inscrições para a bolsa de apoio é dia 4 de junho de 2024.
Com o desconto Green Futures, o curso passa a custar 225€. Onze vagas estão disponíveis para o primeiro grupo a partir de julho e as restantes onze vagas estão disponíveis para o segundo grupo a partir de outubro. O curso decorre em formato online.
Mais informações sobre o curso: www.creativesforclimate.co/greenwash-watch-course
Testemunhos sobre o projeto Green Futures:
“O Art Directors Club Europe está empenhado em tomar medidas para abrandar a aceleração das alterações climáticas através de uma nova parceria com a organização sem fins lucrativos Creatives for Climate e o Clube da Criatividade de Portugal, centrada no projecto financiado pela UE GREEN FUTURES. O objetivo do Green Futures é destacar o papel transformador da comunidade criativa do ADCE e aproveitar o poder da criatividade para o bem do planeta.” Alex Schill, Presidente do ADCE e CCO global do Serviceplan Groupe
“Integrar o projeto Green Futures é uma oportunidade de potenciar o papel transformador que a criatividade tem para o desenvolvimento sustentável, através da disseminação e valorização das melhores práticas da indústria. Ao longo de dois anos, vão decorrer várias iniciativas – algumas em Portugal – que procuram contribuir positivamente para uma indústria consciente e unida e para um futuro mais verde.” Susana Albuquerque, Presidente do CCP, Partner e ECD da Uzina
“Na Creatives for Climate estamos muito entusiasmados com a parceria com o Art Directors Club Europe e o Clube Criatividade Portugal para integrar a sustentabilidade dentro e fora das indústrias criativas. Este projeto irá permitir-nos dimensionar o nosso impacto e aprofundar as nossas ligações com toda a região e estamos eternamente gratos por este apoio neste momento crítico.” Lucy von Sturmer, iniciadora do Creatives for Climate.

Sexta-feira, 19 Janeiro 2024 17:13


PUB