É com a tónica na palavra “juntos” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, em Portugal, apresentam a campanha “Sustentabilidade no Centro”. Lançada hoje, está presente em todos os espaços, entre os quais o Colombo e o NorteShopping, e dá a conhecer os resultados obtidos, na última década, fruto de políticas e práticas consistentes nas áreas de energia, água e reciclagem.
O conceito criativo é assinado pela agência VML e assenta na transparência dos números, através da de peças intemporais que favorecem o envolvimento dos consumidores, com recurso a cores fortes e a um design de grande impacto visual, idealizado para destacar a mensagem, sem criar ruído visual.
Os formatos de comunicação foram desenvolvidos estrategicamente com foco na inovação, tirando partido de objetos que já existem, transformando-os em *touchpoints *da campanha, como é o caso dos caixotes do lixo – usados para intervenções relacionadas com reciclagem –, das floreiras e dos espelhos das casas de banho – ambos associados ao pilar da poupança da água. Em simultâneo, serão ativados os tradicionais mupis *indoor*, tanto estáticos como animados.
Há ainda espaços com ativações adicionais, como é o caso do Centro Vasco da Gama, onde a campanha está em exposição na fachada, numa montra de grande visibilidade, assumindo-se como uma autêntica instalação artística. Enquanto isso, os visuais serão aplicados também à decoração da árvore metálica do CascaiShopping. Já no Colombo e no NorteShopping, a campanha desdobra-se em instalações especiais nas praças centrais, com vários cubos – *puffs* – que refletem o conceito da campanha e podem ser utilizados pelas pessoas para disfrutarem de momentos e interiorizarem as mensagens de forma orgânica.
“Sustentabilidade no Centro” vai viver também no digital, através dos *websites* e das redes sociais de cada Centro, numa estratégia que prevê a continuidade da comunicação, ao longo do ano, com o objetivo de criar *awareness* e sensibilizar os utilizadores para a importância da adoção de práticas amigas do ambiente.
“Vamos continuar não só a inovar nas medidas que nos permitem ir mais além e diminuir a nossa pegada, mas também a incentivar e consciencializar os visitantes a adotarem comportamentos mais sustentáveis, nas suas rotinas”, refere Joana Moura e Castro, diretora de Marketing Ibéria Sonae Sierra. “A campanha ‘Sustentabilidade no Centro’ vem exatamente neste sentido”, acrescenta, sublinhando: “Não só queremos fazer um balanço e dar a conhecer os números, como também destacar que só conseguimos fazê-lo em conjunto com os milhares de pessoas que passam diariamente pelos centros”.
Na última década, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra conseguiram, em média, uma redução de 37% no consumo da energia e de 13% no de água. No que diz respeito aos resíduos produzidos, tem sido feito um esforço contínuo para aumentar a percentagem que é reciclada e, em 2023, esta corresponde a 66%.
Os centros comerciais que fazem parte da campanha “Sustentabilidade no Centro” e que estão incluídos nas métricas divulgadas são: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Comercial Continente Portimão, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Forum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico, Serra Shopping e ViaCatarina Shopping.