‘Como em CASA’ a iniciativa dos Octant Hotels com cozinheiras regionais

Os Octant Hotels têm como um dos pilares da sua marca o localismo – no design, nas experiências e claro, na gastronomia. E é com base na premissa de enaltecer as raízes gastronómicas e as cozinheiras mais estimadas de cada região onde se inserem, que desde novembro de 2023 a marca lançou a iniciativa ‘Como em CASA’.

Para criar cada capítulo desta iniciativa, os Octant Hotels vão às aldeias, falam com os seus habitantes e procuram pelas cozinheiras de mão-cheia, as que todos conhecem e elogiam, que tornam cada refeição entre amigos ou familiares em momentos de alegria. As que sabem os segredos das ervas aromáticas, as que plantam as suas frutas e legumes, as que fazem as sobremesas tradicionais com as receitas dos antepassados.

A iniciativa começou no Octant Évora, em novembro, com a D. Ermelinda e a D. Isabel, que entre outras iguarias cozinharam Pezinhos de Porco, Bacalhau frito e Cação frito. Em dezembro, a D. Isabel, o Sr. Paulo, a D. Natália, a D. Lena e o chef David Domingues foram os responsáveis pela experiência no Octant Praia Verde e com a mestria de quem cozinha com amor fizeram chegar à mesa Carapau alimado, biqueirão albardado ou Cataplana de barriga de atum com pimento, hortelã da Ribeira e mariscos.

Janeiro foi sinónimo de pratos serranos à mesa do Octant Lousã, Polvo com migas de broa e feijão frade, Chanfana, ou Tigelada foram as especialidades escolhidas pela D. Lurdes e pela Luísa. Já em fevereiro o capítulo IV será no Octant Douro com a D. Emília, a D. Eulina e a D. Águeda a comandar a Alheira com Esmagada de Batata e Grelos, a Sopa à Lavrador ou a sobremesa duriense Sopa Seca, que saem diretamente da cozinha para o almoço de dia 24 de fevereiro.

Os próximos capítulos ‘Como em CASA’ já têm datas, no Octant Vila Monte a 23 de março, no Octant Furnas a 20 de abril, no Octant Santiago no dia 11 de maio, e no Octant Ponta Delgada a 1 de junho. E embora os nomes das cozinheiras e a ementa ainda permaneçam em segredo, as experiências prometem ser genuínas, saborosas e tal como em casa.

Para Filipe Bonina, Diretor de Marketing da Discovery Hotel Management, a iniciativa ‘Como em CASA’ é uma forma diferente de fazer hotelaria e sentir a região, e acrescenta que “O localismo que promovemos nos Octant Hotels assenta nos costumes e tradições locais. ‘Como em CASA’ nasceu para ajudar a preservar a singularidade e identidade cultural de cada região, e simultaneamente ter a oportunidade de proporcionar experiências únicas dentro dos Octant. Na impossibilidade de levarmos os nossos hóspedes e clientes a casa destas incríveis cozinheiras, somos nós a fazer o convite para visitarem as nossas cozinhas e fazerem as receitas tal como em suas casas”.

Como forma de promover a iniciativa, cada ‘Como em CASA’ tem vídeos prévios com breves testemunhos de cada cozinheira dessa edição, e está disponível nas plataformas sociais dos Octant Hotels. Para visualizar cada uma das iniciativas que já decorreram, e a do mês de fevereiro que se realiza no dia 24, basta clicar nos links:
Capítulo I – ‘Como em CASA’ Octant Évora <https://www.youtube.com/watch?v=4y0D2A_O3ew>
Capítulo II – ‘Como em CASA’ Octant Praia Verde <https://www.youtube.com/watch?v=1pVyjqC3AV0>
Capítulo III ‘Como em CASA’ Octant Lousã <https://www.youtube.com/watch?v=EXJjduy3CFw>
Capítulo IV ‘Como em CASA’ Octant Douro <https://www.youtube.com/watch?v=zhNzZLEA1Mw>

Quarta-feira, 14 Fevereiro 2024 11:54


PUB