A DREAMMEDIA e a CEMARK, grupo proprietário do maior inventário de media Out-of Home (OOH) em Portugal, com mais de 20.000 faces a partir de 2025, anunciam a suspensão da sua participação no Estudo de Medição de Audiências OOH conduzido pela PSE, por falta de imparcialidade no tratamento dos dados.
A decisão, tomada com conhecimento da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), surge após a identificação de graves falhas de imparcialidade e representatividade no estudo, que colocam em causa a neutralidade no tratamento dos dados e a sua validade como ferramenta estratégica para anunciantes e agências.
Ricardo Bastos, CEO do grupo DREAMMEDIA, afirma que “o crescimento do setor OOH, que já representa mais de 15% do investimento publicitário em Portugal, torna indispensável a existência de um estudo isento e representativo”. “Não nos opomos à metodologia, desde que conte com o aval de quem investe — anunciantes e agências. O que não é suposto acontecer é haver influência de operadores do mercado junto da entidade responsável pelo estudo. Agora, com a suspensão do maior parque OOH do mercado, o estudo perde validade porque deixa de refletir o retrato real do setor”, diz.
O Estudo de Medição de Audiências OOH foi criado para fornecer dados estratégicos e fiáveis, ajudando as agências e os anunciantes a tomar decisões de investimento mais informadas e eficazes. No entanto, a dependência da PSE impede que o estudo cumpra plenamente esse propósito.
A DREAMMEDIA e a CEMARK mantêm-se dedicadas ao desenvolvimento de um mercado publicitário mais transparente, ético e competitivo. Por isso, defendem a criação de um novo modelo de estudo que represente com rigor a realidade do setor e contribua para a evolução sustentável de um meio cada vez mais relevante no panorama da comunicação em Portugal.