É já este domingo, dia 10 de Novembro, que a Quinta da Moscadinha organiza o evento anual ’Sidra em Brasa’, na Camacha (Madeira). Este evento é uma verdadeira experiência sensorial de live cooking, que junta vários ‘produtos da terra’: Chef’s, Sidra e Música, e envolve nomes tão prestigiados da gastronomia local como os Chefs Dúlio Freitas (residente), Octávio Freitas (restaurante Desarma, ★ Michelin), Júlio Pereira (Kampo), Carlos Goncalves (Kampo), José Diogo Costa (restaurante William), Benoit Sinthon (Il Gallo D’Oro, ★★ Michelin) e o mestre chocolateiro Tony Fernandes (chocolataria artesanal Uaucacau).
O evento tem início às 13h00 e tem já lotação esgotada, no que se prevê que seja uma edição memorável, sempre com a sidra no centro de tudo. Situada na pitoresca vila da Camacha, famosa pelas suas tradições e folclore, esta casa do século XIX recebe o seu nome em 2019, a partir do licor de ervas ‘Moscadinha’, receita familiar com origem no lado norte da ilha. Hoje em dia é também o maior comprador de maçã e o maior produtor de sidra da ilha da Madeira. A história da Sidra na Madeira remonta há 5 séculos atrás, com as primeiras maçãs a serem introduzidas por monges, no Curral das Freiras. Deste local, a prática estendeu-se a outros, como o Santo da Serra e a Camacha, que ficou desde então conhecida como o “pomar da Ilha”, dada a quantidade de pomares que desde sempre aqui existem.
Assim, a Quinta da Moscadinha tem como conceito aliar uma unidade de sidro-turismo com 11 quartos (os ingredientes do licor de ervas Moscadinha dão nome a cada um dos quartos: Figo, Erva Doce, Salva, Canela, Noz Moscada, Cravinho, Macela, Mel de Cana, Vinho Madeira, Passas e Rum), ao restaurante típico madeirense, Adega do Pomar. A sidra é o elemento central deste projeto, que assim tem vindo a divulgar esta bebida ancestral junto dos locais e visitantes.
Para além da Sidraria, este ambicioso projeto de sidro-turismo engloba também o restaurante ‘Adega do Pomar’, com uma ementa direcionada para a cozinha tradicional madeirense e portuguesa e com uma taberna tradicional, que recria o ambiente de animação e convívio madeirense, tendo por base as bebidas e petiscos locais.
Para Márcio Nóbrega, o proprietário, “este é o tipo de evento que nos orgulha, e que verdadeiramente representa a Quinta da Moscadinha: termos a nossa sidra enquadrada pela música e pelos melhores chefs da região, celebrando produtos locais e tudo na nossa casa é um sonho. Aqui sempre honramos a tradição dos pomares centenários que nos rodeiam, e acreditamos que este tipo de iniciativas ajudam também a revitalizar a Camacha. É essa a motivação por detrás deste projeto, não só́ pela atenção e pelas pessoas que traz, mas também pelo elemento de relação com o espaço rural, dando sequência à crescente procura pelo contacto com a natureza e da necessidade de manter viva a realidade da ‘vida no campo’, cada vez mais distante e desconhecida”.
Edição 2024 do Sidra em Brasa arranca já dia 10 na Quinta da Moscadinha
Sexta-feira, 08 Novembro 2024 11:01
Partilhe
briefing@briefing.pt fale connosco!
PUB