A ERA Portugal lança hoje uma campanha multimeios para apresentar o seu novo posicionamento, através do qual se assume como a imobiliária mais eficaz do setor: “ERA. E foi”. A criatividade tem a assinatura da UZINA e o planeamento de meios ficará cargo da Initiative em ATL e da Fullsix em digital. A campanha vai para o ar no dia 5 de novembro, em TV, rádio, digital, OOH, e nas lojas ERA em todo o país.
A expressão “ERA. E foi” aponta para duas mensagens complementares: o reposicionamento da empresa no território da eficácia e a desconstrução de uma série de narrativas de desconfiança que acompanham o mercado imobiliário. Numa análise de concorrência, identificou-se que a ERA Portugal é a empresa do setor com maior taxa de eficácia por consultor na concretização de negócios, angariação de imóveis para venda e também no rendimento médio por colaborador. Em relação à desconstrução de narrativas de desconfiança, pretende-se derrubar o preconceito instalado de que o mercado imobiliário promete, mas não cumpre.
Neste contexto, a nova assinatura da marca reforça esta mensagem complementar: “A rede imobiliária onde o prometido é garantido”.
O filme oficial da campanha é produzido pela 78 FILMS e realizado por Nuno Alberto e João Marques, este último autor do recente documentário da Netflix, “Maré Branca: A Surreal história de Rabo de Peixe”, experiência que traz como inspiração para a realização do filme. Manuel Casanova assina a realização dos conteúdos nativos para as redes sociais, como Reels e Tik Toks, com um twist humorístico. Esta equipa foi criteriosamente selecionada para desenvolver uma sátira inspirada no formato particular dos documentários de crime, populares nas plataformas de streaming; neste “documentário”, a incerteza, a tensão e a música de suspense são crescentes, mas acabam por ser substituídas por uma resolução positiva e eficaz — “ERA. E foi. A rede onde o prometido é garantido”.
O conceito criativo foi inteiramente desenvolvido pela UZINA, a nova Leading Agency da ERA Portugal, agora responsável pelo branding, estratégia, publicidade e redes sociais da imobiliária.
A campanha vai estar em televisão, publicidade exterior, rádio, Spotify, digital e nas próprias lojas da ERA, espalhadas por Portugal Continental e ilhas. As agências de meios responsáveis pelo planeamento são a Initiative — offline — e a Fullsix — online.
“A eficácia é um atributo chave neste setor e, a partir de hoje, será a cara da nossa marca. Porque há algo incontornável e diferenciador na ERA: temos os profissionais mais eficazes do mercado. Este reposicionamento vem refletir esses números dos quais nos orgulhamos. Numa evolução do célebre ‘JÁ ERA’, ‘ERA. E foi’ vai marcar uma nova etapa da ERA Imobiliária, uma rede que se destaca pela eficácia, entrega e profissionalismo num mercado altamente dinâmico e competitivo”, explica Mariana Coimbra, Diretora de Marketing da ERA Portugal.
“É uma expressão curta que nos conta uma narrativa maior: o mercado imobiliário está cheio de histórias, promessas e expectativas nem sempre cumpridas. Mas há uma marca que entrega e cumpre o que promete. A eficácia nas vendas é a prova disso. Foi essa a verdade que encontrámos na ERA, e que ousámos comunicar. ‘ERA. E foi’ atualiza a marca e o que ela significa na vida das pessoas.”, acrescenta Susana Albuquerque, Diretora Criativa Executiva da UZINA.
