A ERA Portugal acaba de lançar a campanha “ERA só o que faltava”, uma abordagem humorística e ousada sobre as histórias que marcam o dia-a-dia de quem procura a sua primeira casa. Guilherme Duarte é a figura central de uma websérie de seis episódios que poderá ser vista, ao longo dos próximos meses, no Youtube, Instagram, Facebook e recém-criado TikTok da rede imobiliária.
“ERA só o que faltava” é uma campanha de branded content que, através do humor e de um tom algo provocatório – formas de expressão sempre bem recebidas por estas camadas da população, expõe as situações mais características, algumas até caricatas, vividas diariamente por quem procura a sua primeira casa. Desde os comportamentos dos agentes imobiliários até às atitudes dos clientes (vendedores e compradores), passando pelo (árduo) processo da efetiva aquisição do imóvel (negociação, visitas, pedido de crédito, avaliação, entre outros), tudo é alvo do apurado escrutínio satírico do protagonista.
“Apesar de ser um tema que tem tido alguma atenção por parte do Governo e até dos Media, julgo que faltava uma campanha sobre a habitação jovem que falasse a mesma língua de quem vai comprar a sua primeira casa. Quisemos aproveitar este timing, que consideramos ser o ideal, para nos aproximar de uma nova audiência, mais jovem, junto da qual procuramos descomplicar ou simplificar um processo que sabemos poder ser bastante complicado”, começa por explicar Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal.
E acrescenta: “Esta campanha vem, assim, preencher uma lacuna na comunicação do nosso mercado. Faltava uma imobiliária que falasse diretamente com um público mais jovem, de forma descontraída, descomplicada, em termos que fossem entendíveis para o seu target. Mais do que um anúncio, ficou claro que teríamos de produzir conteúdo de entretenimento para nos fazermos ouvir”.
Por falar em Guilherme Duarte, na base desta campanha está, também, a experiência pessoal do próprio, que recentemente comprou a sua primeira casa recorrendo aos serviços de uma agência ERA. O Guilherme é já proprietário da sua primeira casa e, também por isto, a escolha do protagonista para esta campanha acabou por ser mais facilitada.
“O Guilherme comprou casa connosco, ficou muitíssimo satisfeito com o serviço e, acima de tudo, sentiu a diferença entre procurar casa por si, sem qualquer tipo de apoio, e procurar casa com o auxílio de uma agência imobiliária diferenciada. Além disso, passou por todo o processo e isso deu-lhe muito ‘sumo’ para esmiuçar e criar todo o conteúdo que iremos partilhar nos próximos meses. Dificilmente um briefing teria o mesmo nível de profundidade”, justifica a responsável.
“ERA só o que faltava” vem assinalar também o lançamento oficial do novo canal de TikTok da ERA, uma aposta que evidencia um rejuvenescimento na comunicação da marca que, de resto, está bem patente em toda esta campanha.
“A nossa aposta no TikTok estava iminente devido ao crescimento desta rede em Portugal. Com as novas medidas do Governo e o consequente aquecimento do mercado de habitação para as gerações Y e Z, considerámos este como o timing perfeito de criarmos conteúdo mais direcionado a este target. Alinhámos o lançamento da nossa presença nesta plataforma com a criação de conteúdo original da marca, em parceria com o Guilherme Duarte e estamos seguros de que para a ERA será uma excelente oportunidade para rejuvenescer e conquistar novos públicos”, conclui Mariana Coimbra.
A criatividade desta campanha ficou a cargo da Setlist (Guilherme Duarte) e da Pepper Brand Taste. A produção coube à Setlist, enquanto o planeamento de meios é responsabilidade da Pepper Brand Taste.
AQUI pode ver o primeiro sketch da campanha.
Calendarização da campanha:
(sujeito a ajustes e alterações no decorrer da edição)
Novembro’24
11.11 Teaser
15.11 Lançamento TikTok da ERA Portugal com Sketch “Entrevista para Crédito”
25.11 Lançamento Episódio #1 “Comprar casa: o prazer de investir para sempre”
26.11 Sketch em collab com Guilherme Duarte no Instagram: “Entrevista para Crédito”
Dezembro’24
23.12 Lançamento Episódio #2 “Imobiliárias e Agentes: Os Especialistas do “Aqui está a sua chave””
26.12 Sketch em collab com Guilherme Duarte no Instagram: “Como abrir a porta a um Agente Imobiliário”
Janeiro’25
23.01 Lançamento Episódio #3 “Bancos e Créditos: o “Sim” cheio de letras pequeninas…” (YouTube)
24.01 Sketch em collab com Guilherme Duarte no Instagram: “Música glossário imobiliário”
Fevereiro’25
24.02 Lançamento Episódio #4 “Casas: T1 com vista para a realidade” (YouTube)
25.02 Sketch em collab com Guilherme Duarte no Instagram: “Tipos de vizinhos”
Março’25
25.03 Lançamento Episódio #5 “Clientes: Entre sonhos e realidade” (YouTube)
26.03 Sketch em collab com Guilherme Duarte no Instagram: “Casal que não se entende”
Abril’25
23.04 Lançamento Episódio #6 “Comprar vs Arrendar: patrocinar o Banco ou o Senhorio?” (YouTube)
24.04 Sketch em collab com Guilherme Duarte no Instagram: “Viver em casa dos pais”