Estudo do GroupM aponta para um crescimento de 5,8% do mercado global de publicidade em 2023

O relatório This Year Next Year (TYNY), desenvolvido pelo GroupM a nível mundial, antecipa que o mercado global de publicidade irá representar 889 mil milhões de dólares em 2023, um valor que corresponde a um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com o estudo, a categoria de grande consumo (*Fast Moving Consumer Goods – FMCG*) será a que mais irá contribuir para os investimentos realizados em publicidade, correspondendo a 19,7% do índice total. Este valor deve-se, em grande medida, ao facto de algumas das maiores empresas do setor de FMCG terem mantido as suas estratégias de investimento em media, apesar do contexto de inflação vivido ao longo do ano.
Na segunda posição, surgem as ‘*digital endemics*’, categoria que define as empresas cuja principal atividade é desenvolvida através da internet, que foram responsáveis por 10% dos investimentos realizados em publicidade. No entanto, este valor não inclui empresas como a Amazon, Google ou a Meta – esta última projetada a representar 14,6% das receitas em publicidade a nível mundial.
Seguem-se as categorias de ‘Media & Entretenimento’ (7,4%), de ‘Tecnologia’ (5,5%) – setor que engloba desde consultoras de Tecnologias de Informação (IT) a manufatoras de consolas de videojogos, e na qual a Inteligência Artificial tem cada vez mais peso -, e ‘Auto’, que se prevê que representará 4,8%.
Apesar de o relatório prever que o crescimento da totalidade do mercado irá desacelerar ligeiramente em 2024 (para 5,3%), os dados revelam também que permanecerá forte durante os próximos cinco anos, com uma taxa de crescimento anual composta de 5,6% até 2028, ano em que se prevê que alcance 1,2 biliões de dólares.
Esta edição do This Year Next Year vem ainda demonstrar que há no mundo uma orientação crescente por algoritmos, e que as marcas estão cada vez mais focadas em criar experiências e eventos de forma a gerar um sentido de ‘comunidade’, uma tendência que o estudo aponta como tendo vindo para ficar. Além destas projeções, o relatório analisa o cenário em constante mudança do ‘Customer Marketing’, destacando a importância da necessidade de criar relações mais profundas e diretas entre os anunciantes e os seus clientes.
O relatório TYNY distingue ainda a Inteligência Artificial (IA) como algo que em breve estará presente em todos os negócios e indústrias, sobretudo no mundo da publicidade, à medida que essa tecnologia se mistura nos diversos produtos, serviços e operações das empresas.

Quarta-feira, 20 Dezembro 2023 08:28


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