Chama-se “Natal dos Invisíveis” e é a campanha de Natal do Fitness UP. Este ano, a maior rede de ginásios do país quis dar voz a quem normalmente passa despercebido nesta quadra.
Ao todo, a ação conta com 4 vídeos realizados pelo Departamento de Marketing do Fitness UP , com colaboradores e embaixadores da marca e sem orçamento adicional, dando ênfase à importância de cuidarmos uns dos outros com união, empatia e solidariedade: “Entre a azáfama dos presentes e da alegria das crianças, facilmente nos esquecemos dos outros” , refere Cláudia Fernandes, Diretora de Marketing do Grupo Fitness UP , explicando que “quisemos chamar a atenção para realidades que não são, muitas das vezes, lembradas”.
Dividida em três histórias emocionantes e uma mensagem final, cada capítulo da série de vídeos revela como a solidariedade e a empatia podem iluminar até os momentos mais difíceis. A história começa com Francisco, um pai solteiro, esforça-se para criar um Natal especial para a sua filha. Apesar das dificuldades, encontra força na partilha, levando a pequena Maria para ajudar na ação Voluntária de Natal. Lá, descobrem que o verdadeiro valor do Natal está em dar, sem importar o quanto se tem. Bianca dedica o Natal a distribuir roupas e alimentos aos mais necessitados. A voluntária, apesar de sentir a ausência da sua família, encontra o propósito no sorriso de quem ajuda. Um momento especial com um sem-abrigo, o Sr. Ferreira, reforça a importância de pequenos gestos no ato de transformar vidas. Diogo, um enfermeiro num lar de idosos, passa o Natal longe da família para cuidar de quem mais precisa. Apesar do cansaço e da saudade, ele organiza uma celebração para os utentes mais solitários. Entre postais e lembranças simples, ele prova que a empatia é o maior presente que podemos oferecer. Na última história, um ano depois, as vidas de Francisco, Maria, Bianca, Diogo e do Sr. Ferreira cruzam-se numa noite verdadeiramente mágica que traz consigo a Mensagem final. O Sr. Ferreira, agora com um novo propósito e com Bianca como sua cúmplice, veste-se de Pai Natal para surpreender Francisco e, sobretudo, a pequena Maria. Reunidos à mesa, a mensagem ficou clara: ninguém deveria passar o Natal invisível.
“Cada uma destas histórias é uma homenagem ao poder da solidariedade e da união”, refere Cláudia Fernandes, acrescentando, que todos dos capítulos “formam um mosaico de amor ao próximo e deixam uma mensagem que ecoa: o maior presente do Natal é a presença”.
Realizada entre portas e sem nenhum orçamento suplementar, a campanha quer ser um momento de inspiração para os sócios da cadeia de ginásios, mas também uma chamada de atenção: “Queremos inspirar, mas também chamar a atenção da sociedade para a importância de cuidarmos uns dos outros. Queremos que o “Natal dos Invisíveis” seja mais do que um vídeo emocionante: queremos que seja um movimento que celebre a união, empatia e solidariedade”, sublinha.
A série de 4 vídeos já está disponível nas redes sociais da cadeia de ginásios e no YouTube.