Friends of Glass desafia portugueses a celebrar com vidro e reciclar em todas as ocasiões

A Friends of Glass Portugal, fórum de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem das embalagens após a sua utilização, reforça o compromisso com a sustentabilidade através de uma campanha de sensibilização com presença em TV, rádio e digital. Com uma abordagem criativa e próxima da comunidade, o spot destaca vidrões temáticos inspirados em momentos emblemáticos da vida portuguesa, como os Santos Populares, feiras ou os festivais de verão. Através destas celebrações, pretende-se mostrar que qualquer ocasião é ideal para celebrar com as embalagens de vidro e reciclar as mesmas depois de usadas, aproximando o gesto de reciclar à vivência e identidade cultural de todos os portugueses.

“O nosso objetivo é mostrar que reciclar pode fazer parte de todos os momentos, dos mais quotidianos aos mais festivos”, explica Beatriz Freitas, Secretária Geral da AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem. “Com este spot, queremos inspirar os portugueses a reconhecer os benefícios únicos do vidro como material de embalagem, tanto por questões de saúde como de sustentabilidade.”

De acordo com os dados mais recentes do Eurostat (2023), Portugal recicla atualmente 56% das embalagens de vidro colocadas no mercado nacional, valor ainda muito aquém da meta europeia de 75% até 2030. A Friends of Glass pretende, assim, sensibilizar para a importância de aumentar a taxa de reciclagem, mobilizando os consumidores através de iniciativas criativas e de comunicação positiva.

O spot televisivo integra uma campanha mais ampla que, para além dos vidrões espalhados por Lisboa ao longo de 2025, tem também presença em rádio, meios digitais e paid media, acompanhando eventos culturais e de grande visibilidade em todo o país. A produção e o conceito criativo ficaram a cargo da MARCO Agency, que desenvolveu um filme com uma forte componente educativa e emocional, sublinhando que a reciclagem é um ato simples, acessível e essencial para um futuro mais sustentável.

Segunda-feira, 20 Outubro 2025 12:27


PUB