Chef Maurício Gonçalves leva os sabores do Douro à mesa no Castanheiro, com a chef Ana Magalhães

O restaurante Tipografia, no Funchal, recebe no dia 25 de novembro o terceiro e último jantar do projeto “À Mesa no Castanheiro, Chef Maurício Gonçalves convida…”, do Castanheiro Boutique Hotel, que leva agora à Madeira a jovem chef Ana Magalhães, vencedora do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022. Para este jantar especial, os dois chefs prepararam um menu que reúne o melhor de duas regiões gastronómicas de excelência do nosso país: a história e criatividade da cozinha do Douro, confecionada com os sabores autênticos dos produtos locais madeirenses.
A troca de experiências e conhecimentos entre os dois chefs permitiu criar um menu que é uma verdadeira homenagem à diversidade e riqueza da gastronomia portuguesa. Nesta noite especial, será possível saborear pratos criativos, inspirados nas raízes nortenhas da chef Ana Magalhães e confecionados com os melhores ingredientes da ilha Madeira.
Para dar início a esta viagem gastronómica, a chef Ana Magalhães sugere duas entradas, Lolipop de Cozido à Portuguesa, uma nova forma de degustar um dos pratos mais tradicionais da nossa gastronomia, e Peixe da Lota “Mercado dos Lavradores”, Maçã, Trevo e Avelã, uma opção mais fresca que prepara o palato para o prato de peixe, da autoria do chef anfitrião, Maurício Gonçalves, que propõe Caldeirada, Peixe da Costa e Bacalhau, Ovas de Espada, Moluscos, o melhor do Atlântico à mesa. Segue-se o momento que melhor traduz a fusão entre as duas regiões gastronómicas que os chefs representam, com a Vitela Madeirense Pau de Louro, Castanha Transmontana, Cogumelos, Brássicas, da chef Ana Magalhães. A criatividade e troca de experiências continua nas sobremesas, feitas em conjunto pelos dois chefs, com as Rabanadas de Brioche Caramelizadas, Maracujá, Vinho Madeira e Laranja Caramelizada e Chocolate Negro. O jantar tem o valor de 95€ por pessoa, com harmonização de vinhos incluída.
Este será o último jantar do projeto concebido pelo Castanheiro Boutique Hotel, no Funchal, com o objetivo de celebrar a singularidade gastronómica da ilha da Madeira através da troca de conhecimentos entre profissionais, que utilizaram os produtos autênticos madeirenses nas suas confeções. À Mesa no Castanheiro teve início em julho, com o primeiro jantar a quatro mãos com o chef André Cruz, do restaurante Feitoria, em Lisboa, seguindo-se o chef Miguel Laffan, do restaurante Palma, do Torre de Palma Wine Hotel, Portalegre, em setembro. A chef Ana Magalhães, fecha este ciclo de jantares no restaurante Tipografia, no dia 25 de novembro.

Quinta-feira, 16 Novembro 2023 11:23


PUB