Damatta revela rebranding e reforça laços com a Tradição e Portugalidade

A Damatta, marca especialista em charcutaria tradicional portuguesa, apresenta o seu rebranding. Mantendo a sua essência de tradição e qualidade, a Damatta surge com um olhar mais moderno, apostando numa nova identidade e posicionamento de marca, nova arquitetura de gama, restyling das suas embalagens, e uma nova assinatura: “Do saber ao sabor.”
A nova assinatura da Damatta reforça os seus quatro eixos de diferenciação: o saber fazer, a portugalidade, a tradição e a qualidade, unindo-os numa experiência gastronómica autêntica.
O rebranding faz um apelo direto à portugalidade e origem, elementos sempre presentes no ADN da marca, fundada em 1907, em Mação, Beira Baixa, assumindo-se desde então como uma referência nacional na produção de presuntos. O objetivo do rebranding passa também por destacar a qualidade dos seus presuntos, curados e fumados, todos genuinamente portugueses.
O novo logótipo surge mais ‘clean’, elegante e focado nos valores de tradição e origem portuguesa da marca. O ícone do sobreiro, anteriormente posicionado dentro de um escudo vermelho, foi estilizado e apresentado em dourado. O nome “Damatta” é destacado em preto numa tipografia mais moderna, sendo adicionada uma referência à herança e ao saber centenário da marca “Desde 1907”.
Este rebranding insere-se numa estratégia mais ampla. Além de um logótipo renovado e nova embalagem, a marca apresenta uma renovada arquitetura de gama: a gama Tradicional, com produtos regionais emblemáticos; a gama Petiscos, inspirada em tapas; e a Económica. Todas elas estreiam com embalagens completamente atualizadas, tanto nas diversas lojas físicas como na loja online da marca.
A estratégia de comunicação da marca contou com a direção criativa da agência SA365, enquanto a nova identidade gráfica foi concebida pela agência Holos 3D.
No âmbito deste rebranding, será lançada, a partir de novembro, uma campanha de comunicação nos meios digitais, composta por uma série de seis vídeos curtos e um vídeo principal (hero), que reforçam os pilares da marca e traduzem visualmente o conceito “Do saber ao sabor”.
“Queremos celebrar o saber fazer e o sabor das origens. O facto de determos a cadeia de valor integrada, permite-nos garantir a melhor qualidade em todas as etapas da criação, desde a rigorosa seleção da matéria-prima. O recente rebranding é mais do que uma renovação visual, é a reafirmação do nosso compromisso em perpetuar a essência da Portugalidade, oferecendo a melhor seleção de produtos regionais”, afirma Marco Andrade, diretor de marketing do Grupo Montalva/ Damatta.
Este rebranding reforça o posicionamento distinto da Damatta no mercado, sublinhando uma marca que honra as suas raízes e que, simultaneamente, se adapta à evolução das expectativas dos seus consumidores, oferecendo produtos inovadores, mas fiéis à sua história.

Terça-feira, 31 Outubro 2023 16:46


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