Couto lança campanha “Próstata Sem Tabus”

De acordo com dados da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, partilhados no início de 2022, o cancro da próstata é o tumor mais frequente nos homens e a terceira principal causa de morte. O cancro da próstata é uma doença silenciosa e um tema tabu para muitos homens. Uma doença que faz parte da história da Couto, S.A., a Administradora Dra. Alexandra Matos Gomes da Silva, que sucedeu ao marido Alberto Gomes da Silva, falecido em maio deste ano, conta: *“Esta é uma causa que nos é muito próxima e que entrou na vida da nossa empresa de rompante. O cancro é uma doença terrível e que no caso do meu marido começou de forma silenciosa. Por isso ser tão importante não só o rastreio, mas começarmos a eliminar os tabus sobre o exame, porque é realmente uma questão que pode salvar vidas.”*
Assim, a Couto, S.A. decide unir-se à APDP e criar a *Próstata sem tabus*, uma campanha de sensibilização que tem como objetivo trabalhar na prevenção desta doença através da consciencialização do grande público para a importância do diagnóstico atempado, uma vez que a deteção precoce pode fazer toda a diferença no curso da doença e no sucesso do tratamento.
Há ainda muitos preconceitos e tabus em torno dos exames da próstata, mas, conforme explica *José Graça Guimarães Gonçalves*, Vice-Presidente da APDP, “*O exame do PSA é o primeiro rastreio, sendo apenas uma análise ao sangue que permite a deteção precoce do cancro da próstata, e deve fazer parte da rotina de todos os homens, a partir dos 40 anos.”*
Sobre a importância do rastreio, o *Professor Doutor Paulo Dinis*, Chefe do Serviço de Urologia do Hospital de S. João, diz: *“Tendo em consideração a grande incidência do cancro da próstata e sua excelente probabilidade de cura, se detetado precocemente, deve-se oferecer o seu rastreio a todos os homens com mais de 50 anos ou mais de 45 anos se houver risco familiar ou ascendência africana. Este consiste no doseamento do PSA no sangue e no exame físico digital da próstata. A perspetiva de realização deste exame causa injustificado embaraço e medo num grande número de doentes. Embora desconfortável é, regra geral, indolor e dá informação determinante. A melhoria da saúde e longevidade do homem passa por estas duas medidas simples. Os doentes devem estar devidamente informados e os rastreios devem ser restringidos aos homens com uma expectativa de vida de pelo menos mais dez anos. Há cancros da próstata que não são agressivos, mas hoje é possível identificá-los poupando tratamentos desnecessários.”*
*“Aqueles de nós que querem saber se têm cancro da próstata clinicamente agressivo e tratá-lo atempadamente, devem abordar o seu médico de família ou o seu urologista para saberem se são ou não candidatos à deteção precoce do cancro da próstata, seus riscos e benefícios e avançar com aquelas medidas tão simples,” conclui.*
Para assinalar esta campanha foi criado o coffret *Próstata sem tabus*, um produto de edição limitada que estará disponível de 1 a 30 de novembro, nas lojas física e online da Couto, S.A., que é composto pelo Couto *after shave*, o Couto creme de barbear, o creme desodorizante Couto e a icónica pasta dentífrica Couto (24,74 €). No final do mês, a Couto doará 10 % das vendas do coffret e dos produtos para a barba à APDP.
De acordo com o Vice-Presidente da ADPD: *”A taxa de sucesso do tratamento do cancro da próstata é geralmente alta, principalmente quando detetado precocemente. Nestes casos, a taxa de sobrevivência relativa a 5 anos para o cancro da próstata localizado e regional pode rondar os 100%. Daí a importância de campanhas como esta com a Couto* S.A.*, porque desmistificando o rastreio, podemos levar mais homens a fazê-lo atempadamente e, com isso, podemos estar a mudar a história de várias famílias.”*
Os fundos angariados com a campanha Próstata sem tabus servirão para a associação poder continuar o seu trabalho de sensibilização para a importância do rastreio e deteção precoce, bem como o apoio aos doentes e suas famílias.“O meu marido, infelizmente, desenvolveu esta doença já com uma idade avançada e foi descoberto tardiamente. Apesar do acompanhamento excelente e muito humano de profissionais de saúde de excelência, como o Professor Doutor Paulo Dinis, veio a falecer com uma prostatite aguda. É em memória dele que lançamos esta campanha, para evitar que outros homens e as suas famílias passem pela mesma dor”, *diz *Alexandra Matos Gomes da Silva*.
Sob o mote do “No-Shave November”, a Couto S.A. convida os homens portugueses a tratar da sua barba, sem cortar, durante o mês de novembro, de forma a sensibilizar para a importância do rastreio precoce do cancro da próstata. Assim, nasce a campanha “Próstata sem tabus”, que doará 10 % das vendas dos produtos para a barba Couto, entre 1 e 30 de novembro, à APDP.

Quinta-feira, 02 Novembro 2023 12:17


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