Os bilhetes para esta sessão única de *Surfing Through the Odds* já estão disponíveis no site da *Blueticket* e nas bilheteiras do emblemático cinema lisboeta.*A Sétima Arte ao serviço de uma onda de mudança*
O documentário *Surfing Through the Odds* é a peça central de um projeto vasto que dá a conhecer a história da SOMA* Surf*. Nesta peça, é possível conhecer o percurso das jovens mulheres que lutam pelo empoderamento feminino através do surf, bem como o dia-a-dia da ONG que alerta e mitiga a desigualdade de género e falta de representatividade no surf – temáticas sobre as quais incide o trabalho da organização de S. Tomé e Príncipe desde a sua fundação em 2020, pela portuguesa Francisca Sequeira.
S. Tomé e Príncipe é o segundo país mais pequeno de África. Um paraíso natural, com um contexto socioeconómico desafiante, onde 67% da população vive abaixo do limiar da pobreza e apenas 34% das mulheres atingem o ensino secundário.
A partir de Santana, uma pequena cidade na ilha, a SOMA Surf promove programas de surf de um ano para as meninas frequentarem depois da escola. O programa inclui aulas de surf, com o objetivo de quebrar o estigma, aumentar a autoestima e as habilidades sociais das meninas; apoio académico, que visa aumentar o interesse pela escola e criar um ambiente convidativo ao estudo; a psicoeducação, que ensina a identificar e expressar emoções, lidar com traumas e compreender a importância de pedir ajuda; e, finalmente, atividades de empoderamento, como debates e workshops sobre confiança, o papel das mulheres na sociedade ou educação sexual. O surf torna-se, assim, o ponto de partida para que se cumpram os objetivos pedagógicos da ONG.
*Surfing Through the Odds** dá uma ajuda vitalícia à SOMA Surf*
A Betclic ficou a conhecer o trabalho da SOMA Surf através da agência de publicidade *Coming Soon* no mesmo momento em que descobriu que não existiam fotos ou vídeos de mulheres negras a surfar em nenhum banco de imagens do mundo – o que consistia numa grave lacuna de representatividade. Nestes sites, milhões de profissionais do audiovisual procuram, diariamente, imagens de “stock” para completar artes de campanhas publicitárias.
“Através da Betclic Collective, a nossa incubadora de marca responsável por criar e apoiar projetos que criam impacto social positivo através do desporto, percebemos que podíamos e deveríamos alocar os nossos recursos para criar um projeto que fosse completo e auto-sustentável, permitindo à SOMA Surf continuar a sua operação a longo prazo mas também reforçar a visibilidade do seu trabalho”, adianta *Pureza Vasconcelos e Sousa, Country Manager da Betclic*.
Assim, a marca de apostas desportivas e casino *online* juntou-se à Shutterstock Studios para a criação do projeto Surfing Through the Odds – que incluiu a criação do documentário que toma o mesmo nome. Além do filme, as duas marcas colaboraram para fotografar as jovens santomenses apoiadas pela SOMA Surf, tornando-as nas primeiras surfistas negras a serem retratadas numa coleção de imagens e vídeos no site da Shutterstock. A venda destes materiais – que já estão disponíveis online – reverterá, de forma vitalícia, para a ONG SOMA Surf-, mas é também possível apoiar a associação através de donativos realizados no site renovado no âmbito do projeto.
Para a Country Manager da Betclic, “é um grande orgulho podermos levar o *Surfing Through the Odds* ao mais prestigiado festival de cinema de surf de Portugal”. E complementa: “Esperamos que traga mais *awareness *acerca do projeto e que leve ainda mais pessoas a conhecer a realidade da SOMA Surf e a tomar partido nesta onda de mudança pela representatividade e pela igualdade, apoiando a ONG através das diversas formas de o fazer”.
*A exibição do documentário acontecerá no Cinema São Jorge* *já no próximo sábado, dia 4 de novembro, às 19h30. *Os bilhetes para esta sessão única de *Surfing Through the Odds* já estão disponíveis no site da *Blueticket* e nas bilheteiras do emblemático cinema lisboeta.
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