Plataforma de arte sustentável TCLGreen ganha o prestigiado prémio de design Red Dot

A TCL, empresa líder global em tecnologia inteligente, tem o orgulho de anunciar que a sua inovadora plataforma de arte sustentável, #TCLGreen, criada em colaboração com o artista de renome mundial Kevin Chu, ganhou o cobiçado prémio Red Dot Design Award for Brands and Communication Design 2023.

“Estamos entusiasmados por sermos reconhecidos numa das maiores competições de design a nível mundial pelo nosso bom design e criatividade”, afirmou Tiago Abreu, Diretor do Design Innovation Center, X-Lab da TCL. “A escultura TCLGreen é a montra perfeita do poder combinado da arte e da tecnologia para inspirar a grandeza e criar impacto. Simbolizando o crescimento e a valorização de todos os recursos do nosso planeta, a instalação ilustra o nosso compromisso em proporcionar um planeta mais verde para todos.”

Introduzida pela primeira vez juntamente com a campanha global #TCLGreen, a escultura TCLGreen representa a história ESG da TCL e o seu percurso rumo ao desenvolvimento sustentável. Feita com mais de 1000 placas de circuitos eletrónicos reciclados e deitados fora fornecido pela TCL, inspira-se nas folhas de relva e ilustra o principal desafio da reciclagem de produtos eletrónicos, ao mesmo tempo que funde elementos de arte física sustentável, arte interativa, arte metaversa e IA para apresentar uma experiência verdadeiramente imersiva.

No início deste ano, a escultura TCLGreen foi distinguida com o Golden A’ Design Award como o único vencedor na categoria de Economia Circular e Design Regenerativo. Antes disso, parte da instalação também apareceu na CES 2023 em Las Vegas e na Semana de Design de Milão para inspirar os visitantes no seu caminho para um estilo de vida sustentável. Na IFA 2023, em setembro, a obra de arte foi parcialmente exibida como parte de uma exposição multissensorial que combina vídeo, som e luz.

Embora a #TCLGreen tenha sido lançada oficialmente em 2022, a sustentabilidade é há muito uma prioridade da TCL. Enquanto empresa global de tecnologia e cidadã empresarial responsável, a TCL aplica inovação, tecnologia ecológica e soluções de energia limpa nos seus produtos, fabrico, cadeia de fornecimento e cultura. Para além de implementar materiais de embalagem leves, livres de poluição, renováveis e sustentáveis, garante que o design de cada produto é o mais ecológico possível através de esforços diligentes de I&D – alcançando maior praticidade, durabilidade e eficiência para proteger o ambiente e ajudar os consumidores a poupar. No mês passado, a TCL Industries foi homenageada pela World Green Design Organization com o prémio Green Design International Contribution Award.

Em termos de fabrico, a TCL estabeleceu vários procedimentos eficazes para reduzir a poluição, otimizar o consumo de energia e gerir os gases com efeito de estufa ao longo do processo. Nomeadamente, assumiu compromissos significativos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, bem como o consumo de água, energia, gás natural e EPS até 2025. No seu Livro Branco sobre a Neutralidade do Carbono, publicado em julho de 2023, também declarou oficialmente os objetivos de atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade do carbono até 2050.

Para além disso, a TCL tem vindo a incluir ativamente fornecedores e funcionários para criar uma cadeia de abastecimento e uma cultura mais sustentáveis. No ano passado, a empresa atualizou os requisitos internos de proteção ambiental e iniciou um sistema de normas técnicas sem halogéneos com os fornecedores, acabando por conseguir uma lista de materiais sem halogéneos para a maioria dos smartphones da TCL. Nos EUA, a TCL também tem trabalhado com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) no âmbito do seu compromisso “America Recycles Pledge”, bem como com agências estatais e comunidades locais para promover programas de reciclagem e educação. Pelo seu compromisso inabalável com a sustentabilidade, a empresa ganhou o Gold Tier Award no Sustainable Materials Management Electronics Challenge anual da EPA por quatro anos consecutivos e recebeu o primeiro Special Sustainability Leadership Award em 2021.

Com uma história que se estende por mais de seis décadas, o Red Dot Design Award é hoje considerado globalmente como uma das marcas de qualidade mais procuradas para um bom design. Como projeto premiado, a instalação artística TCLGreen será apresentada a um público mais vasto no website Red Dot e noutras exposições presenciais, demonstrando a criatividade extraordinária e as comunicações poderosas da TCL na transmissão dos seus compromissos ecológicos em todos os pontos de contacto.

Segunda-feira, 06 Novembro 2023 10:59


PUB