A empresa The Art of Tasting Portugal celebrou um contrato com o Guia MICHELIN, focado na colaboração e comercialização conjunta de experiências turísticas de ênfase gastronómico em Portugal. Este produto é apresentado através de uma série televisiva desenvolvida com a CNN Portugal. Nesta primeira série são apresentadas oito experiências gastronómicas singulares cujo objetivo é evidenciar o que de melhor a gastronomia portuguesa tem para oferecer, e que podem ser adquiridas no site www.theartoftastingportugal.com.
O The Art of Tasting Portugal apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico, com todo o património histórico e geográfico que tem, focando-se na essência de cada região, nas pessoas e na partilha do seu tempo, e nos produtos de excelência que se encontram no território nacional. Esta colaboração entre a empresa TAOTP com o reconhecido guia internacional apresenta ao mercado experiências personalizadas de ênfase gastronómico com formato inovador, numa abordagem que reflete uma tendência crescente no turismo: a procura por experiências autênticas que combinem gastronomia, cultura e história.
O programa “The Art of Tasting Portugal”, que estreou no passado dia 12 de novembro na CNN Portugal com a viagem do chef Alexandre Silva até à ilha da Berlenga, onde os percebes foram produto de eleição, dá palco à gastronomia nacional, com sua diversidade de sabores e tradições. Esta série tem como objetivo divulgar o território, celebrar os produtos de cada região, apresentando os seus produtores e os chefs que os trabalham. Cada episódio, com o seu percurso e intervenientes, resulta nestas oito experiências gastronómicas desenvolvidas em colaboração com o Guia MICHELIN, que são comercializadas através do site www.theartoftastingportugal.com e estão já disponíveis para agendamento mediante pré-reserva.
“Interpretamos esta colaboração com o Guia MICHELIN não só como um enorme voto de confiança na nossa equipa e no trabalho de valorização e promoção que temos desenvolvido com a gastronomia, quer a nível nacional como a nível internacional. Esta ligação com o guia mais relevante a nível mundial neste sector ajuda-nos a consolidar o posicionamento do produto de elevada qualidade que acreditamos ter”, afirma Patrícia Dias, co-fundadora do The Art of Tasting Portugal com Adriana Fournier. “A oportunidade de apresentar este produto turístico em formato televisivo é uma ferramenta estratégica para a área comercial e que permite às entidades públicas que nos apoiaram – Turismo de Portugal e Viniportugal -, assim como às marcas patrocinadoras Makro, CUPRA e apoios Costa Nova e Zweisel Glass – uma associação a esta vertente”, acrescenta Adriana Fournier.
Cada uma das experiências destacadas na série evidencia uma região de Portugal, um produto e um produtor de vinho locais, em associação a oito dos mais reconhecidos chefs em Portugal, e cujos restaurantes foram distinguidos pelo Guia MICHELIN Portugal 2023: Alexandre Silva (1*MICHELIN), Rodrigo Castelo (Bib Gourmand), Louis Anjos (1*MICHELIN), Hans Neuner (2*MICHELIN), Marlene Vieira (Bib Gourmand), Arnaldo Azevedo (1*MICHELIN), Vasco Coelho Santos (1*MICHELIN) e Benoît Sinthon (2*MICHELIN).
O formato deste produto turístico, que se extrapola da vertente do momento dentro de um estabelecimento de restauração para a envolvente da região e do país, reflete as mudanças nas tendências internacionais do turismo, muito focadas hoje em dia na diferenciação, reconhecimento e valorização do acesso direto aos intervenientes e ao tempo e dedicação que estes entregam a s estes momentos e experiências, com um enquadramento cultural.
Esta série televisiva une, assim, os setores da gastronomia, do turismo e da cultura enquanto destaca a diversidade e riqueza de Portugal, celebrando a singularidade da gastronomia nacional e permitindo aos espectadores e clientes viverem estas experiências envolventes e únicas, criadas pelo TAOTP em colaboração com o Guia MICHELIN.