The Art of Tasting Portugal e CNN Portugal apresentam programa televisivo que destaca o melhor da gastronomia nacional

O The Art of Tasting Portugal (TAOTP), plataforma que visa promover a gastronomia nacional através do mapeamento gastronómico de Portugal e organização de experiências com ênfase neste setor, materializa agora o seu conceito em formato televisivo com uma primeira série de oito episódios. O programa, com o mesmo nome, tem como objetivo divulgar o território, celebrar os produtos de cada região, apresentando os seus produtores e os chefs que os trabalham. Cada episódio, com o seu percurso e intervenientes, resulta numa experiência que é comercializada através do site www.theartoftastingportugal.com, desenvolvida em colaboração com o Guia Michelin.

Resultado da parceria com a CNN Portugal, e contando com o apoio do Turismo de Portugal, ViniPortugal, Makro e Cupra como main sponsors, e o apoio à produção da marca Zwiesel Glas e Costa Nova, cada episódio deste programa de televisão foca-se numa região de Portugal, pelas mãos de oito dos mais reconhecidos chefs portugueses, cujos restaurantes são distinguidos pelo Guia MICHELIN Portugal 2023: Alexandre Silva, Louis Anjos, Hans Neuner, Rodrigo Castelo, Marlene Vieira, Arnaldo Azevedo, Vasco Coelho Santos e Benoît Sinthon.

Os episódios “The Art of Tasting Portugal” evidenciam oito experiências desenvolvidas pelo TAOTP, cada um destacando uma região do país, um chef e um produto diferente. O programa será difundido na CNN Portugal, com estreia no próximo dia 11 (sábado) durante a tarde – repetido ao domingo – a par de uma síntese de 60 segundos na TVI, sendo que o episódio de estreia conta com o chef Alexandre Silva numa viagem até à ilha da Berlenga, onde os percebes são o produto de eleição. As outras sete regiões incluídas são Algarve, Ribatejo, Setúbal, Grande Porto, Douro e a Região Autónoma da Madeira.

Enquanto projeto de vertente turística que apresenta experiências personalizadas com um formato inovador, a empresa The Art of Tasting Portugal torna-se pioneira, a nível mundial, destacando a singularidade da gastronomia portuguesa com a colaboração do Guia Michelin.

“*Este programa televisivo materializa um sonho, uma ideia arrojada, um trabalho intenso e, acima de tudo, a paixão da equipa do The Art of Tasting Portugal pela gastronomia portuguesa. Agradecemos à CNN Portugal o voto de confiança neste projeto, o apoio dos patrocinadores e apoios que viabilizaram a concretização destes episódios e, acima de tudo, aos oito chefs que estiveram connosco e que partilham esta vontade de apresentar o que de melhor o nosso país tem. Agradecemos também à MICHELIN por se juntar a nós nesta colaboração, confirmando o valor deste produto turístico que apresentamos ao mercado: estas experiências gastronómicas singulares”*, afirma Patrícia Dias, co-fundadora do The Art of Tasting Portugal com Adriana Fournier. “*É um enorme orgulho ver esta materialização do The Art of Tasting Portugal pelas mãos de chefs que partilham connosco esta paixão pela gastronomia portuguesa, e que têm um papel fundamental no desenvolvimento das experiências do projeto, além de serem peças essenciais na promoção e valorização da nossa gastronomia e do nosso país”**,* acrescenta Adriana Fournier.

*“A CNN Portugal acrescenta mais um conteúdo de valor informativo à sua programação. O turismo tem hoje um enorme peso na economia portuguesa e a gastronomia é um dos fatores de maior atração para todos os que nos visitam. Através da nossa antena, seguramente que vamos mostrar todo o talento dos principais atores deste setor cada vez mais competitivo. Agradeço também a todos os parceiros que tornaram possível este programa”*, afirma Nuno Santos, diretor de informação da TVI e CNN Portugal.

Este formato de produto turístico exclusivo associa fatores de identificação, reconhecimento e valorização de um novo formato de produto turístico onde a diferenciação é o acesso direto aos intervenientes e o tempo que estes dedicam a este momento, com um enquadramento do local e cultural, acompanhando as tendências internacionais de turismo. A apresentação de novas experiências, que partem da gastronomia para a envolvente da região e do país, está alinhada com as tendências internacionais do setor.

O The Art of Tasting Portugal apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico singular, com todo o património histórico e geográfico que tem, focando-se na essência de cada região, agregando a comunidade de pessoas, cujo trabalho se destaca neste setor, e nos produtos de excelência que se encontram no território nacional.

Quarta-feira, 08 Novembro 2023 09:43


PUB