Tribeca Enterprises, SIC, OPTO e Câmara Municipal de Lisboa anunciam primeiro festival Tribeca

A Tribeca Enterprises, a SIC, a sua plataforma de *streaming* OPTO e a cidade de Lisboa anunciaram hoje a primeira edição europeia do Festival Tribeca. Um dos eventos culturais mais esperados do ano, o Festival Tribeca Lisboa, constitui um marco significativo para a comunidade artística portuguesa em expansão, e terá lugar de 17 a 19 de outubro.

Apresentado pelo ator vencedor de um Óscar, Robert De Niro, e pela produtora nomeada para Óscar, Jane Rosenthal, o festival consistirá numa noite de abertura seguida de um evento de dois dias no Beato Innovation District, na zona ribeirinha de Lisboa. A cineasta premiada Patty Jenkins, a conhecida Whoopi Goldberg e o ator nomeado para um Óscar, Griffin Dunne, são os primeiros nomes divulgados como oradores principais.

Patty Jenkins é uma escritora e diretora premiada, mais conhecida pela realização do sucesso de bilheteira “Wonder Woman” e pelo seu filme de estreia vencedor do Óscar, “Monster”. Em 2017, Jenkins tornou-se a primeira mulher na história a realizar um filme live-action com um orçamento superior a US$ 100 milhões com seu sucesso “Wonder Woman”. Whoopi Goldberg é um talento multifacetado reconhecido por suas conquistas nas áreas de representação, comédia, escrita e apresentação. Tendo participado em mais de 150 filmes, Goldberg é uma das 19 pessoas a alcançar o EGOT, tendo conquistado os quatro principais prémios americanos para artistas profissionais: um Emmy (Televisão), um Grammy (Música), um Óscar (Filme) e um Tony (Teatro). Um ícone de Hollywood há mais de quatro décadas, o ator, realizador e produtor Griffin Dunne cimentou a sua posição na indústria pelo trabalho que desempenhou à frente e atrás das câmaras. Alguns dos seus grandes projetos e autênticos êxitos de bilheteiras incluem “Dallas Buyers Club”, ao lado de Matthew McConaughey”, “After Hours”, do realizador Martin Scorsese, e “An American Werewolf in London”.

O Beato Innovation District, no Rio Tejo, sede da Unicorn Factory de Lisboa e um centro cultural para startups, scale-ups e unicórnios, servirá como palco principal do Tribeca Festival Lisboa.

A programação, a cargo de Cara Cusumano, vice-presidente sénior de Programação e Diretora do Festival Tribeca, em parceria com a SIC e a OPTO, e do produtor executivo português Tony Gonçalves, antigo executivo da WarnerMedia, incluirá uma coleção com curadoria de filmes portugueses e internacionais, conversas ao vivo com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas, oportunidades de networking e muito mais. O alinhamento completo da programação será anunciado este verão.

“Na sua essência, o Tribeca tem como objetivo elevar uma comunidade de artistas – quer essa comunidade se encontre a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa”, afirmou Robert De Niro, cofundador da Tribeca Enterprises.
“Acreditamos que uma cidade prospera quando os seus artistas prosperam”, acrescentou Jane Rosenthal, co-fundadora e CEO da Tribeca Enterprises. “É uma honra entrar nesta parceria com a Impresa, no próximo outono, para defender os grandes cineastas, artistas e criadores que saem de Lisboa nesta altura.”

Robert De Niro e Jane Rosenthal são figuras aclamadas na indústria do entretenimento e defensores do storytelling. Juntos lideram o Tribeca Festival, fundado em 2001. Rosenthal é parceira de produção de longa data de De Niro e, juntos, colaboram há mais de três décadas em filmes como “A Bronx Tale”, “Wag the Dog”, “Meet the Parents” e “The Good Shepherd”, entre outros. Em 2020, Rosenthal foi nomeada para Óscar de Melhor Filme pela produção de “O Irlandês”, protagonizado por De Niro.

“Toda a equipa da SIC e da OPTO orgulha-se de trazer pela primeira vez o prestigiado Festival Tribeca para a Europa. As nossas principais plataformas vão apresentar o Tribeca Festival Lisboa com o mesmo espírito inovador com que foram criadas”, afirmou Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.

Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sublinha: “O Tribeca é um festival que se enquadra na nossa política cultural para a cidade, em que criamos ligações com os bairros, com as ruas, com as pessoas. A cultura não é só feita pelos grandes artistas e pelos grandes eventos. É algo que vem das pessoas. Esse é o espírito do Tribeca.”

O festival reunirá artistas e contadores de histórias de todo o mundo e os participantes poderão assistir a palestras de alguns dos cineastas e atores mais aclamados de Hollywood. “Adoro a forma como a Tribeca destaca talentos emergentes de todo o mundo”, disse Jenkins. “Estou entusiasmada por me juntar ao festival em Lisboa, para partilhar o que posso, mas também para mergulhar na cultura e no cinema portugueses. Eu sei que será uma experiência incrivelmente inspiradora e enriquecedora.”

A presença da Tribeca em Lisboa sinaliza ambições globais para a empresa de media e entretenimento, que se expandiu internacionalmente pela primeira vez entre 2009-2012 com o Doha Tribeca Film Festival, o primeiro festival de cinema no Qatar. Nos últimos anos, Tribeca consolidou a sua presença fora da cidade de Nova Iorque com eventos anuais em Los Angeles, através de uma parceria com LeBron James e Maverick Carter’s SpringHill Company e o Uninterrupted Film Festival, bem como em Miami através de uma parceria com Art Basel Miami.

Sexta-feira, 12 Abril 2024 10:56


PUB