Very Very Old Tawny Port “Verídico 1900”: Mais de 100 anos de história assinados por José Dias e Dirk Niepoort

A Wine Million, empresa portuguesa produtora de bebidas alcoólicas e *private labelling* de luxo liderada por José Dias, acaba de lançar o seu primeiro vinho pensado para colecionadores ou consumidores fascinados por produtos exclusivos. Raro e memorável, o Verídico 1900 é um Vinho do Porto classificado como “Very Very Old Tawny” e resulta de um legado de pai para filho, com mais de um século de envelhecimento e história, um tesouro agora refinado por Dirk Niepoort que chega ao *mercado* numa edição limitada de 150 garrafas em cristal da Vista Alegre Atlantis, a um PVP de 5.900€.

*“Não banalizar o vinho do Porto é uma luta que a minha geração deve travar e também a nossa responsabilidade. O Verídico vem afirmar a nossa posição e para onde queremos ir. De Portugal para o mundo” *José Dias, CEO Wine Million.

*“O vinho do Porto, fruto de um trabalho árduo com condições difíceis, merece uma atenção particular. Deve ser encarado como algo desejável, singular e raro que não é para todos os dias. Verídico é um vinho que tem a impressão digital da sua origem. Dei-lhe as imperfeições para que fique perfeito.” *Dirk Niepoort, dono da Niepoort

José Dias nasceu na década de 90 e cresceu sem imaginar que o seu pai, Custódio Dias, lhe passaria um legado tão valioso. Um legado cuidadosamente edificado ao longo do tempo, através da aquisição de inúmeros tesouros vínicos. Custódio Dias, enófilo e amante de vinhos, preparou uma coleção especial para oferecer ao filho, incluindo uma colheita tardia de 1900, que armazenou zelosamente até José Dias atingir a maioridade. Um património aliciante para o filho adentrar no mundo dos vinhos e dar continuidade à tradição e à paixão familiar pela região do Douro.
O destino cumpriu-se e hoje José Dias, fundador da Wine Million, compartilha com o mundo esses tesouros familiares honrando o legado do pai e inspirando novas gerações a apaixonarem-se pela cultura vinícola e pelas terras durienses.
Com uma vasta e notável experiência em *private labelling* para clientes exclusivos, a Wine Million é constituída por um grupo restrito de pessoas conhecedoras e apaixonadas que adquiriu produtos de qualidade únicas ao longo dos anos. Após o lançamento da sua primeira marca Verídico, em parceria com Dirk Niepoort, a Wine Million promete não ficar por aqui. “Estamos prestes a desvendar outros produtos de nicho, raros e de valor acrescentado, sempre personalizados”, refere José Dias, fundador da Wine Million.
“Na Wine Million vamos muito além da produção das próprias bebidas. A nossa equipa tem o *know-how* para desenvolver um produto, desde a sua enologia até ao seu design passando pelo *packaging*, produzindo produtos de excelência, do início ao fim, e fazendo justiça à qualidade excecional do vinho do Porto”, acrescenta José Dias. “Hoje lançamos um dos nossos bens mais preciosos. Estamos a falar de um vinho do Porto excecional a todos os níveis, que desafia o próprio tempo!”.

*A história e a herança do Verídico 1900*
Com um demorado e cuidadoso processo de envelhecimento de mais um século em barricas da melhor madeira de carvalho, nas caves de Vila Nova de Gaia, o vinho que viria a dar origem ao Verídico aguardou pelo momento certo para o engarrafamento: aquele em que o vinho atinge a perfeição.
Em 2023, nasce o Verídico, um vinho do Porto sedutor, concentrado e delicado, elegante e harmonioso, intensamente rico e fresco, com cor e corpo, ao nível dos mais afamados Vinhos do Porto da história do Douro. Classificado como “Very Very Old Tawny”, o Verídico é a memória viva de 1900 preservada no tempo, com cuidado extremo e devoção quase religiosa, cada cálice é uma viagem através das gerações, um legado de pai para filho. Um vinho que faz jus à sua idade e origem e que é, simultaneamente, uma ode à tradição e à modernidade.
Este vinho é sedutor e intenso, sustentado por uma estrutura elegante, exibindo múltiplas dimensões de aroma. Opulento no nariz, com um núcleo de caramelo de mel e manteiga, fragrâncias de pêssegos secos e ameixas, bem como uma aura de menta e eucalipto. Este vinho é doce e melado, apresentando uma exuberante diversidade de frutas em perfeita harmonia e equilíbrio. No paladar, surge uma acidez viva e vibrante. Bela acidez a dar frescura, muito rico e com um final de boca muito complexo de exotismo.
A garrafa de cristal, com um design exclusivo Wine Million em parceria com a Vista Alegre Atlantis, é uma obra de arte que reflete a nobreza de um vinho digno das ocasiões mais especiais. A caixa, na melhor madeira natural, produzida por artesãos portugueses, é a fiel depositária deste tesouro.

Terça-feira, 21 Novembro 2023 08:44


PUB