Hoje, 11 de abril, nasce a Gandaia, a nova identidade da antiga marca portuguesa Mustique – reconhecida dentro e fora de Portugal pelas suas peças icónicas, produzidas localmente. Mais do que um *rebranding*, esta mudança reflete a evolução natural de uma marca que cresceu e se afirmou.
A Gandaia estreia-se com a sua primeira coleção, já disponível nas lojas físicas em Lisboa e online. Inspirada no *lifestyle* lisboeta, a coleção capta a essência da cidade – do mar ao sol, das praias aos azulejos, da calma à leveza, passando pela cultura gastronómica e musical que tornam Lisboa única.
Uma nova fase, a mesma essência
Vera Caldeira e Pedro Ferraz, fundadores da Gandaia, sempre tiveram o desejo de criar peças com identidade e design próprios. Em sete anos, construíram uma comunidade fiel em Portugal e além-fronteiras com a Mustique. A marca ganhou força e personalidade, mas sentiu a necessidade de dar um novo passo.
“Precisávamos de crescer e evoluir sem perder a essência que nos trouxe até aqui”, explica Vera Caldeira.
O nome da nova marca Gandaia traduz esse espírito. “Gandaia é um estado de lazer descomprometido e despreocupado, uma busca pela diversão. É uma palavra popular associada à celebração e que captura a intensidade efémera dos bons momentos”, acrescenta Pedro Ferraz.
Qualidade, criatividade e expansão
Com o mesmo propósito – “good quality clothes for good times” –, a Gandaia foca-se agora em algumas novas propostas: maior diversidade de peças, introduzindo vestidos e *tank tops*, e apostando em alguns designs mais neutros para criar peças atemporais. A aposta em materiais premium continua a ser uma prioridade, com foco em fibras naturais como algodão, lyocell e linho, garantindo conforto e durabilidade.
Os mercados internacionais continuam a ser um dos focos dos fundadores. “Vamos reforçar a nossa comunicação e presença digital para chegar mais longe. Além disso, mantemos a localização das nossas lojas físicas para estarmos no centro do roteiro turístico de Lisboa”, explica Vera Caldeira da Silva.
A aposta no crescimento B2B também se intensifica, com o objetivo de estabelecer parcerias sólidas com lojas multimarcas no estrangeiro.
A Gandaia nasce para continuar a celebrar o que sempre esteve na sua essência: roupas de qualidade para viver os melhores momentos da vida.
A história da marca
Mustique agora é Gandaia. Uma marca de moda portuguesa, nascida e sediada em Lisboa, fundada por dois amigos de infância, Vera Caldeira e Pedro Ferraz.
A história começou em 2017, durante uma viagem à Índia, onde Vera e Pedro descobriram a arte do block printing. Fascinados pelo trabalho minucioso dos artesãos que usavam esta técnica ancestral para criar padrões complexos em tecidos, decidiram lançar uma pequena coleção de camisas estampadas com o objectivo de apoiar esta arte tradicional e partilhá-la com os amigos em Portugal.
O primeiro lançamento aconteceu no verão de 2018, em Lisboa. Desde então, a marca cresceu e reinventou-se continuamente. Em 2020, mudaram toda a produção de roupa para Portugal, criando fortes laços com fábricas nacionais e apostando na qualidade do selo “made in Portugal”.
A marca ganhou força através das redes sociais e, em dezembro de 2020, abriu a sua primeira loja física em São Bento. O sucesso levou à inauguração de um segundo espaço em Santos, em maio de 2022.
Hoje, a marca ganha uma nova vida com o lançamento da Gandaia. Continuará a expandir-se, com uma equipa de cinco pessoas dedicadas a levar a marca ainda mais longe.