É um dos emblemas do comércio tradicional português, um farol no retalho de moda para várias gerações de consumidores e chega este mês aos 65 de idade, isto num ano marcado por uma prova de vitalidade assinalável. Que, mais do que uma expansão, espelha uma exemplar diversificação na área de atuação, para os segmentos da cultura, turismo e lazer. Falamos do Grupo Marques Soares, uma lição de longevidade empresarial, que este Verão inaugurou um conceito de museu.
A nova aposta é uma sequência natural da visão global do Grupo sobre a estratégia de negócio como um todo, numa lógica de modernidade e complementaridade, que tem inclusivamente permitido atrair mais consumidores e incutir maior dinamismo. Isto não obstante uma conjuntura setorial e um contexto económico desafiadores, pelos quais a Marques Soares – porta-estandarte da vitalidade do comércio tradicional – tem conseguido furar, reinventando-se para atender a novas tendências setoriais e incutindo fatores diferenciadores no negócio.
Daí que, há sete anos, depois de um investimento avultado na renovação total do edifício histórico da Rua das Carmelitas, a Marques Soares continue a aprimorar permanentemente espaços e secções, sempre com a moda como foco principal.
Um “norte” que fez com que, em resposta à procura de mercado, a empresa tenha evoluído para a abertura de lojas monomarca e franchisadas. Como são exemplo dois espaços MaxMara no Porto, a Weekend MaxMara no NorteShopping, a Max&Co no Passeio dos Clérigos, a Gant de Braga e a Brownie, igualmente na Invicta. Isto sem esquecer as lojas multimarca e multi-secções dedicadas aos segmentos da moda, calçado, perfumaria, cosmética, ótica e eletrodomésticos; e a abertura de novos corners.
“Procuramos superar todos os desafios do quotidiano através dos valores que nos sustentam desde há 65 anos, através do nosso atendimento personalizado, de uma oferta alargada nas melhores marcas, algumas das quais só disponíveis nas nossas lojas”, precisa Elisabete Neves, responsável de marketing da empresa.
As dificuldades trazidas às operações da marca por uma inesperada pandemia (Covid-19) foram utilizadas como um ponto de viragem. Para uma procura de rumos distintivos, com sangue novo e, também, a resiliência de colaboradores que possuem 25, 30 e, em alguns casos, 45 anos de casa. “Testemunhas e protagonistas de muitas mudanças e evoluções”, como sublinha a responsável de marketing.
Para brindar ao aniversário com os clientes e assinalar um novo ciclo, a Marques Soares abrirá excecionalmente todas as lojas no próximo domingo (dia 9) no País – no Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Santarém, Évora e Beja.
Cinco sentidos que alimentam outros voos
Para acompanhar a evolução do mercado, da cidade e, fundamentalmente, do turismo, o Grupo Marques Soares diversificou-se para novas áreas, como o alojamento local.
E a última derivação foi precisamente o museu Wondersense, um projeto pensado para funcionar como um ponto de encontro familiar incomum, para todos aqueles que procuram um momento singular de diversão e reconexão, através do estímulo dos cinco sentidos. De uma maneira imersiva e interativa, em que a criatividade, o design, a inteligência artificial e outras inovações tecnológicas se distribuem por 1.200 metros quadrados (em dois prédios de cinco andares ligados entre si) para criar desafios à perceção e convidar à experimentação e ao jogo. Numa das zonas mais trendy da cidade do Porto. À imagem do Grupo Marques Soares.
