Há um português com solução para a desinformação em IA na linha da frente em Silicon Valley

A Enlaight, empresa portuguesa que aplica inteligência artificial e inteligência de dados para apoiar organizações do setor humanitário e organismos públicos, foi selecionada como uma das 10 finalistas no Singularity + Sync Global Impact Challenge 2024, uma competição internacional voltada para inovações que combatem a desinformação e promovem o bem-estar digital.
A final da competição acontecerá no dia 7 de novembro de 2024, em São Francisco, no Silicon Valley, onde o fundador da Enlaight irá apresentar sua solução para líderes globais em tecnologia e investidores. O vencedor será anunciado a seguir às apresentações dos finalistas. A empresa foi escolhida entre milhares de candidatos do mundo todo, destacando-se pelo seu impacto e inovação.
*”Estamos ansiosos para apresentar a nossa solução no Silicon Valley e mostrar como a Inteligência Artificial, usada de forma ética, segura e responsável, é um poderoso aliado no combate à desinformação e promoção do bem estar digital”*, afirma Filipe Páscoa, fundador e CEO da Enlaight.
Se vencer, a empresa receberá um investimento não reembolsável de 250 mil dólares, destinado a impulsionar o desenvolvimento da solução, além de uma bolsa para participar do Singularity Executive Program, um curso imersivo focado em tecnologias exponenciais e inovação.
*”Levar Portugal à final de uma competição tão prestigiada é um grande reconhecimento”, *completa Páscoa. Singularity University e Reconhecimento Global
O Singularity + Sync Global Impact Challenge, promovido pela Singularity University, referência mundial em inovação tecnológica e impacto social, e pelo Sync Digital Wellbeing, busca soluções inovadoras para combater a desinformação, cyberbullying e desconexão social.
Inteligência Artificial no Combate à Desinformação
A Enlaight desenvolveu uma plataforma que utiliza inteligência artificial na análise de dados em tempo real para identificar e combater narrativas falsas e desinformação, além de ser utilizada para o engajamento de comunidades e doadores por organizações internacionais e governos.
A solução da Enlaight já é adotada por agências da ONU, ONGs internacionais e governos na Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina, para monitorar e responder rapidamente a crises globais relacionadas à saúde pública, mudanças climáticas e direitos humanos.

Enlaight selecionada na World Summit Awards 2024
A Enlaight conquistou outra vitória recentemente ao ser selecionada na categoria Governement & Citizen Engagement, na Wordl Summit Awards (WSA) 2024. A solução em IA é um dos oito projetos nacionais selecionados e apresentados na competição que promove a inovação digital local com impacto na sociedade. Após uma fase de seleção global, que envolve projetos de mais de 180 países e na qual um júri online selecionará uma shortlist de finalistas, os 40 vencedores, oito em cada categoria serão eleitos, em Janeiro de 2025, pelo Grand Jury . Em Abril, em Hyderabad, Índia, no WSA Global Congress, os vencedores irão apresentar os seus projetos e serão anunciados os oito Global Champions.

Parceria com a Agenda Digital do Alentejo 2030
Em Portugal, a plataforma foi validada por parceiros como a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que reconhece o impacto da Enlaight na gestão de dados e no enfrentamento de desafios regionais. A empresa está sediada em Alcácer do Sal, no Alentejo, onde é incubada pela ADRAL no Centro de Negócios da cidade.
A Enlaight vai ao encontro das metas da Agenda Digital do Alentejo 2030 e da digitalização dos serviços públicos, promovendo uma gestão de dados mais eficiente para governos e entidades regionais. Um exemplo disso é o projeto já realizado com imigrantes para Portugal, que utilizou a plataforma para monitorar e analisar dados sobre a integração de imigrantes no país. Essa aplicação pode ser expandida para diversas frentes, auxiliando governos em áreas como políticas públicas, monitoramento de crises e gestão comunitária. Sobre o Fundador
Filipe Páscoa é especialista em inteligência de dados, com mais de 20 anos de experiência no setor humanitário. Ao longo de sua carreira, trabalhou com organizações como UNICEF, Médicos Sem Fronteiras (MSF), Comité Internacional da Cruz Vermelha, Greenpeace, Aldeias SOS, Amnistia Internacional e Oxfam, em projetos de grande impacto, incluindo a resposta ao surto de cólera no Haiti, crise de refugiados da Ucrânia e conflito no Sudão. Filipe já atuou em 4 continentes e é amplamente reconhecido pelas suas inovações em dados em tempo real para enfrentar crises globais. Além disso, é professor convidado em programas de pós-graduação, mestrado e doutoramento na Universidade de São Paulo, Universidade de San Andrés em Buenos Aires e na Coimbra Business School, além de ser keynote speaker em conferências internacionais em mais de 30 países.

Terça-feira, 05 Novembro 2024 14:51


PUB