Influenciadores digitais unidos em campanha dedicada ao Jogo Responsável

Com a coordenação da Associação Portuguesa de Apostas e Jogos Online (APAJO), produtores de conteúdos digitais, influenciadores e marcas de jogo online lançam, esta sexta-feira, a campanha “O Meu Jogo é a Sério”. O título da campanha evoca a distinção determinante entre os operadores licenciados e as marcas ilegais, bem como a responsabilidade com que deve ser abordada a prática de jogo. O principal objetivo é aumentar, através das redes sociais e da página da campanha, o conhecimento de como desfrutar destes produtos de entretenimento digital com segurança e consciência, e simultaneamente promover uma comunicação saudável e pedagógica do jogo online no ambiente do marketing de influência.
No âmbito desta iniciativa, os influenciadores que trabalham com este setor, ou que simplesmente partilham os princípios do projeto, irão assumir um conjunto de compromissos relacionados com boas práticas de comunicação de jogo online, ao mesmo tempo que as marcas aderentes se comprometem, a partir de agora, a só trabalhar com influenciadores que tenham feito estes compromissos e cumpram com eles.
A campanha “O Meu Jogo é a Sério” é ainda um momento de afirmação dos influenciadores digitais que querem contribuir para uma prática de jogo online responsável. Para isso, vão divulgá-la a partir de hoje nos seus canais sob a hashtag #omeujogoéasério, comprometendo-se a fazer a promoção apenas de operadores devidamente licenciados em Portugal; a divulgar mensagens de jogo responsável em todos os posts cuja mensagem fundamental seja jogo online; e marcar as mensagens relacionadas com jogo com avisos de maiores de 18 anos.
“Este projeto é um marco importante no processo de consciencialização de marcas, comunicadores, e consumidores do jogo online. Os operadores licenciados, e os influenciadores a eles associados, já observam boas práticas na sua comunicação, mas queremos fomentar uma abordagem sistemática e consistente, bem como chamar a atenção de forma muito clara para o perigo que representam as marcas ilegais que tentam atrair o consumidor português, muitas vezes com recurso a influenciadores desinformados ou inconscientes” declarou Ricardo Domingues, presidente da APAJO. “O setor irá empenhar-se cada vez mais em identificar e denunciar aqueles que encaminham uma audiência que em si confia para ambientes ilegais, sem salvaguarda de proteção do consumidor e que tentam ostensivamente fugir a qualquer contribuição para a sociedade e economia portuguesas, seja na forma de impostos, investimentos locais, etc. Esta campanha, com o seu tom afirmativo, é também um apelo a que quem quer comunicar este setor o faça com respeito pelo consumidor e se junte aos influencers que estão a dar o exemplo pela positiva e a quem agradecemos” acrescentou o responsável da associação.
Comentários de alguns influencers participantes:
Érica Cardoso (Kika Cardoso). “Comunico jogo online há já vários anos e isso dá-me, felizmente, a oportunidade de trabalhar num setor e com uma marca em particular cuja intenção no final do dia é que as pessoas se divirtam – o que permite que criemos e comuniquemos muita coisa irreverente e diferente. No entanto, é essencial que esta irreverência seja acompanhada de responsabilidade e de consciência e esses são fatores que nunca descuramos ao longo dos tempos. Por isso mesmo, a associação a esta iniciativa da APAJO foi óbvia e natural e só posso esperar que existam muitos outros colegas de profissão a achar o mesmo”.
João Oliveira. “Colaboro com uma marca de jogo online há 2 anos e é uma escolha consciente, visto que se trata de uma empresa legal e que promove todas as ferramentas necessárias para que os utilizadores possam utilizar a plataforma com responsabilidade. Desde o primeiro dia que esta marca me transmitiu essa confiança, na minha opinião essencial para que eu possa garantir aos meus seguidores que vão ter uma experiência de jogo segura.”
João Soares. “Promover o jogo responsável é uma parte essencial da minha colaboração com a marca com que trabalho. Acredito firmemente na importância do jogo responsável e sempre que promovo jogo online faço questão de destacar as práticas seguras e conscientes incentivando sempre quem me segue a jogar de forma equilibrada e informada”.
Miguel Marques Monteiro (Migas). “Apostar é entretenimento e para existir diversão temos que apostar através de operadores licenciados que nos dão confiança e transparência.”
Pierre Zago. “Tendo em conta a proliferação de casas de apostas online ilegais e a sua divulgação irresponsável por parte de inúmeras personalidades do mundo digital, é fundamental que as pessoas sejam informadas para que possam jogar de forma segura e responsável em casas de apostas nacionais legalizadas”.
Tiago Pereira (tji). “Enquanto criador de conteúdo, acredito que todos temos a responsabilidade civil de ser transparentes e salvaguardar os nossos seguidores”.
Entre os muitos influenciadores aderentes, contam-se ainda nomes como JJ Bóçe, Marco Costa, Pedro Fernandes e Fernando Rocha. O empenho e consciência de todos os participantes promete fazer chegar as mensagens de jogo responsável desta campanha a muitos milhares de portugueses.

Sexta-feira, 17 Novembro 2023 17:56


PUB