O Instagram é a rede preferida dos portugueses com perfil criado em redes sociais para consultar informação sobre empresas e marcas, revela a edição de 2025 do estudo “os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest.
De acordo com os dados globais do estudo, 73% dos portugueses que seguem empresas e marcas nestas plataformas preferem consultar informação através do Instagram. Em segundo lugar neste critério do estudo surge o Facebook, com 55% de referências. O Facebook mantém-se, porém, como a rede mais indicada para este efeito entre os indivíduos com idades entre os 45 e os 64 anos.
A importância que os portugueses atribuem à presença das empresas e marcas nas redes sociais fica também evidente neste estudo, com os entrevistados a atribuírem um valor médio de 8.3 numa escala de 0 a 10.
O estudo da Marktest analisou também o tipo de informação que os portugueses com perfil em redes sociais mais apreciam nas páginas das marcas e empresas que seguem, destacando-se as “ofertas e promoções” como os mais indicados, com quase 70% de referências.
A oferta de promoções é, de resto, avaliada pelos inquiridos no estudo como a ação das marcas e empresas que mais valorizam nas redes sociais, no sentido de as motivar a consumir os seus produtos, com 74% de referências.
Em relação ao tipo de conteúdos que mais gostam de ver nas páginas de marcas ou empresas, os vídeos surgem pela primeira vez na liderança das preferências, com 73% de respostas, à frente das fotografias, que foram indicadas por 70% dos inquiridos.
No que respeita à periodicidade da informação partilhada pelas marcas e empresas nas redes sociais, a maioria dos inquiridos (62%) indica um número de até dois posts por dia como o mais adequado.
