No decorrer da 14.ª edição do FNAC Live, os vencedores dos Novos Talentos FNAC 2026 foram hoje apresentados nos Jardins da Torre de Belém. Numa edição que contou com o recorde de mais de 4.000 inscrições e marcada pela diversidade artística e forte adesão de talentos de todo o país, o concurso continua a afirmar-se como um espaço de visibilidade a novos projetos e diferentes formas de expressão nas áreas do cinema, videojogos, música, fotografia, ilustração e escrita.
Os premiados deste ano foram revelados numa cerimónia apresentada por Fernando Alvim, num momento de celebração dedicado aos artistas distinguidos pelo júri. A iniciativa reuniu participantes, parceiros e convidados num encontro marcado pela valorização da criatividade emergente e pela diversidade de propostas apresentadas a concurso.
Vencedores do Concurso Novos Talentos FNAC 2026
Cinema
Vencedora – Maria Lima, “Corça”
Menção honrosa – Rodrigo Soares Teixeira, “Sono Solto”
Menção honrosa – Rita Sousa Rêgo, “Não Vai Embora”
Videojogos
Vencedor – João Eiras Antunes, “Employee 925”
Menção honrosa – Frederico Proença, “Mutation Madness”
Menção honrosa – Diogo Pinheiro, “Aton’s Workflow”
Música
Vencedor – Neil Fernandes, “The Nerve”
Menção honrosa – Marta Lima, “Postal em Branco”
Menção honrosa – Ricardo Reis Soares, “A Noite”
Fotografia
Vencedora – Lucía Alonso Garrido, “Eskawatã Kayawai”
Menção honrosa – Bárbara Monteiro, “THIS IS HEAVEN”
Menção honrosa – João Cruz, “Recanto”
Ilustração
Vencedora – Laura Coutinho, “Ciclos”
Menção honrosa – Eva Carolina Pinto, “Além do Algoritmo”
Menção honrosa – Andrea Wandinger, “In the Park”
Escrita
Vencedora – Daniela Leitão, “MENOS PIOR”
Menção honrosa – Hugo Ferraz Maio Gomes, “Mafarrico”
Menção honrosa – Eduardo Lima, “Luiz, o doido-santo”
A lista de vencedores e respetivos trabalhos estão disponíveis para consulta, bem como uma shortlist de outros trabalhos destacados pelo júri.
Além da entrega de prémios, o FNAC Live volta a afirmar-se como um momento de celebração da cultura e da música nacional, com um cartaz que junta nomes consagrados e artistas emergentes. Entre os artistas confirmados para esta edição estão Tozé Brito (De) Novo com convidados especiais, – entre eles Selma Uamusse, Tiago Bettencourt, Margarida Campelo e Benjamim -, Carolina Deslandes, Valter Lobo, Carminho e Deixem o Pimba em Paz, no Palco Principal. Já o Palco Repsol Novos Talentos recebe atuações de Mateus Verde, Bad Tomato, Inês Sousa e Must Be Blue.

