Julien Montbabut junta-se a Alexandre Silva no Immerso

Depois de nomes como Pedro Lemos, David Jesus, Maurício Pinto e das marcas de cerveja Vadia e de vinho Hajacortezia, Alexandre Silva abre as portas do Emme a Julien Montbabut, do Le Monument — 1* Michelin, numa noite em que se celebra na Ericeira a mestria gastronómica de dois reconhecidos e premiados cozinheiros da atualidade.

A 21 de Março, volta a fazer-se história no restaurante do Immerso. Pelo menos, serão muitas as histórias contadas ao longo dos 10 momentos servidos nessa noite numa experiência exclusiva, que resulta da criatividade do cozinheiro convidado e da da equipa que o recebe. Com uma forte presença dos produtos do Oeste — para lá e para cá do mar — e com um registo rigoroso mas muito descontraído, como é habitual no restaurante, a noite arranca com 4 snacks: Lula e couve-flor, Porco e lentilha, Tartelete de ervilha lágrima, ovo de codorniz e caril verde, e Taco de Nabo com couve fermentada e noz.

O mergulho estende-se ainda às entradas: primeiro, a Truta salmonada de Cinfães, amêndoa, alho negro e ervas; depois, o Carabineiro, caril de capuchinhas e emulsão de cabeças. Nos principais há peixe e carne, com Peixe galo, espargo branco, azeda e pil-pil, e Bochecha de vitela, ragoût de vegetais da horta do restaurante e alho assado. Laranja de pala e campari, e Tarte de chocolate e caramelo salgado são os pontos finais da refeição, que começa pelas 19h30, tem o valor de 120€ e inclui um pairing vínico feito a partir das referências incluídas na Melhor Carta de Vinhos em Restaurante de Hotel, segundo a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa

Julien Montbabut nasceu em Paris em 25 de Junho de 1983, passou pela prestigiada escola de cozinha Ferrandi Paris, tendo começado o seu percurso profissional com Christian LeSquer no Pavillon Ledoyen (3*** Michelin) e Benoit Guichard no Jamin (2** Michelin). Em 2018 decide assumir um projeto totalmente novo, numa cidade e num país novo, como Chef Executivo do luxuoso Hotel Le Monumental Palace — Maison Alba, no Porto, onde, em 2022, receberia a sua primeira Estrela Michelin. Alexandre Silva é formado em Cozinha/Pastelaria, e Gestão de F&B na EHT de Lisboa, e em Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia; passou por projetos como o Bocca, o Alentejo Marmòris Hotel&Spa e a Bica do Sapato até abrir o LOCO que, em 2015, ganharia a primeira Estrela Michelin meses após a sua abertura. Em 2022 estreou a sua cozinha atlântica no Emme, na Ericeira.

Quinta-feira, 14 Março 2024 11:55


PUB