Manuel de Sousa Martins é o novo CEO da BB&G

Manuel de Sousa Martins foi nomeado presidente executivo (CEO) da BB&G, empresa controlada pela Prismore Capital que está a implementar um projeto pioneiro na vanguarda da economia circular em Portugal. Através de uma tecnologia proprietária, a empresa converte pneus em fim de vida em produtos renováveis de elevado valor acrescentado. Este processo produz óleo de pirólise de pneus (TPO) e negro de fumo recuperado (rCB), ambos reutilizáveis na produção de novos pneus. Para além de dar resposta a um problema ambiental crítico, a BB&G distingue-se pela sua abordagem inovadora e pelo potencial de gerar valor económico e ambiental.

Manuel de Sousa Martins assume a liderança da BB&G num momento estratégico, com a missão de acelerar um plano de crescimento ambicioso, tanto a nível nacional como internacional.

O novo CEO da BB&G é um executivo experiente, com quase duas décadas de liderança de topo em setores como retalho, telecomunicações, energias renováveis, petroquímica, serviços ambientais, materiais de construção, química de lítio e desenvolvimento de datacentres. À sua competência no setor industrial junta-se a sua experiência internacional, tendo desempenhado funções de liderança em mais de uma dezena de países, entre os quais Espanha, Reino Unido, França, Brasil e Canadá.

Foi CEO de empresas como a SECIL Portugal, a Supremo Cimentos no Brasil e a ETSA, bem como administrador executivo no Grupo SEMAPA, onde liderou operações industriais complexas e de larga escala. Foi também CEO da Aurora Lithium, uma joint venture de referência, detida maioritariamente pela Galp, onde liderou o desenvolvimento integral de uma das refinarias de lítio mais sustentáveis da Europa para incorporação em baterias para veículos elétricos.

Manuel de Sousa Martins é licenciado e possui um MBA pela Universidade Católica Portuguesa, tendo ainda concluído programas avançados de gestão para executivos no INSEAD, London Business School e MIT. É economista conselheiro da Ordem dos Economistas e leciona em programas de Executive Education na Nova School of Business & Economics.

A BB&G é detida pela Prismore Capital, em consórcio com a BDI-BioEnergy International e a Rieckermann. Já com uma unidade piloto em Portugal, possui um acordo de colaboração com líderes da indústria, nomeadamente com a Bridgestone e a Versalis (ENI). A empresa encontra-se a desenvolver uma nova unidade em Portugal, na região de Santarém, com capacidade total prevista de valorização de 30 mil toneladas/ano de pneus em fim de vida.

Quinta-feira, 23 Outubro 2025 09:54


PUB