Os Prémios do OCI pretendem premiar anualmente as melhores iniciativas realizadas em Portugal na área da comunicação interna nas seguintes categorias:- Environmental, Social and Corporate Governance – ESG; – Estratégia Integrada de Comunicação Interna; – Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação; – Eventos Internos; – Inovação e Transformação Digital da Comunicação Interna; – Global: Campanhas Internacionais; – Líder Inspirador; – Trabalhos Académicos (da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa e de entidades universitárias nacionais no domínio da comunicação interna).Os vencedores vão ser conhecidos durante a Gala de Entrega de Prémios, com data marcada para 12 de setembro, às 10 horas.
“É uma enorme honra para o Board do OCI contar com a experiência e conhecimento da Diretora Executiva da Make-A-Wish Portugal, Mariana Carreira, uma figura de destaque ao nível nacional no que as questões relacionadas com a responsabilidade social. A dedicação incansável em transformar vidas através da Make-A-Wish e as conquistas notáveis que alcançou tornaram-na num exemplo inspirador a seguir, assumindo o compromisso de elevar o impacto social a novos patamares de excelência”, refere Daniela Agra, Membro do Conselho Fundador do Observatório de Comunicação Interna (OCI).
De acordo com Mariana Carreira: “A comunicação interna é absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer organização. Mais do que nunca, além de uma ferramenta operacional, a comunicação interna é essencial a nível estratégico, tanto para o alinhamento da cultura, como para o desenvolvimento sustentável e para o sucesso, a longo prazo, das organizações. Investir em práticas eficazes de comunicação interna é fator critico de sucesso para a motivação, bem-estar e retenção dos colaboradores, para o
aumento da produtividade e, simultaneamente, para garantir a prosperidade da empresa como um todo”.
Recorde-se que nas edições anteriores dos Prémios OCI participaram os seguintes Presidentes do Júri: Selecionador Paulo Jorge Pereira, em 2023; Maestrina Joana Carneiro, em 2022; Luís Portela, Presidente da Fundação Bial, em 2021; Contra-Almirante António Gameiro Marques, Responsável pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS) e do Centro Nacional de Cibersegurança (CNS) em 2020; Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro e Diretora Geral da Adega Mayor (2019); Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal (2018); Maria João Carioca, Presidente da Euronext Lisbon (2017); Maria da Glória Garcia, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (2016); Pedro Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da BP Portugal (2015); António Melo Pires, Administrador da Volkswagen Autoeuropa (2014); Sandra Correia, CEO da Pelcor (2013) e Paulo Pereira da Silva, Presidente da Renova (2012).
Mariana Carreira iniciou a sua carreira na Caixagest, onde foi gestora de fundos de investimento de 1994 a 1996. Em seguida, ingressou no Grupo Manuel F. Monteiro em Lisboa, onde desempenhou o papel de Diretora de Retalho de 1996 a 2002, antes de ser promovida a CFO, posição que ocupou de janeiro de 2003 a setembro de 2007. Posteriormente, trabalhou como consultora de retalho na CPI Retail de outubro de 2009 a outubro de 2010. Desde novembro de 2010, Mariana é a Diretora Executiva da Make-A-Wish Portugal, proporcionando a milhares de crianças momentos de esperança, força e alegria.
Apesar do seu percurso profissional na banca e na área corporativa como CFO, e de não esconder a sua paixão por números, Mariana percebeu que o seu propósito de vida eram as relações e o impacto que poderia ter em cada pessoa. Esta revelação levou-a ingressar na Make-A-Wish, onde pode efetivamente concretizar seu propósito. Mariana possui uma uma Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, uma Pós-Graduação em Finanças pela Universidade Nova de Lisboa, e programas executivos avançados em instituições prestigiadas como a Columbia Business School e a Northwestern University. Além disso, tem diversas certificações em liderança, inovação e comunicação eficaz.