Já são conhecidos os vencedores da 22.ª edição dos Prémios Sapo, revelados no segundo fim de semana do Rock in Rio 2024, ano em que o festival celebra duas décadas em Portugal.
Na categoria de campanha mais original em display, o vencedor é a MEO, com a campanha “MEO Partilha Casa” da agência OMD. A MEO venceu também, com a mesma campanha, na categoria Campanha de Vídeo Mais Inovador, juntamente com o Licor Beirão, com a campanha “Beirão de Sorte”, desenvolvido pela agência Mustard.
A MEO venceu ainda na categoria de Melhor Podcast de Marca, com a campanha “A Duas Vozes” com Carolina Deslandes, da TTOuch, e na categoria de Melhor Estratégia de Native-Advertising, com a campanha “Filhos do Euro”, do Bar Ogilvy Portugal.
Para melhor spot de áudio digital, o prémio foi atribuído ao IKEA, com a campanha “New Lower Prices – Mais baixo, Anabela!”, realizada pela EssenceMediacom/Uzina.
Com a campanha “A McDonald’s Segue-te”, a cadeia de fast-food foi a vencedora na categoria Melhor Estratégia de Engagement em Redes Sociais, concretizada pela OMD/TBWA/Fullsix/LPM.
A WYcreative venceu o prémio na vertente de Melhor Story-Telling Digital em Content Marketing com a campanha “Dream Team”, juntando-se ao Licor Beirão, também vencedor na mesma categoria, com a campanha “Beirão de sorte”.
O Continente venceu na categoria de Melhor Campanha de Adressable-TV, com a campanha “Bilhetes Liga”, realizada pela Arena Media.
Por fim, Penguin Random House venceu na categoria de Melhor Estratégia 100% Digital com a campanha “Em Nome da Mulher”, desenvolvida pelo Bar Ogilvy Portugal.
Já nos prémios especiais, a OMD venceu o prémio de Agência Digital do Ano; a MEO como Anunciante Digital do Ano; a MEO Partilha Casa como Campanha Digital do Ano; as Notícias do Sorraia enquanto Órgão Regional Digital do Ano; e o Expresso como Órgão de Comunicação Digital do Ano.
No contexto do Rock In Rio, que contou mais uma vez com o SAPO como Media Partner, foi reconhecido o que de melhor se faz na publicidade digital no nosso País, entre um universo de cerca de 200 candidaturas submetidas a concurso e avaliadas por um júri.
“À vitalidade e à animação deste ambiente festivaleiro que a todos já nos contagiou, juntamos a tradição, já na sua 22.ª edição, de reconhecer o que de melhor se faz na comunicação digital. Aquilo que fazemos nesta iniciativa é posicionar Portugal como país de vanguarda, com uma marca que é, há 29 anos consecutivos, de todos os portugueses: o SAPO”, afirma o diretor-geral do SAPO, Gil Moreira.
A 22.ª edição dos Prémios SAPO marca um total alcançado, desde 2000, de cerca de 1000 troféus atribuídos, perto de 2900 candidaturas recebidas, provenientes de dezenas de organizações e setores de atividade.