Nem Mais um Dia Normal é a nova campanha da APAV

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado no próximo dia 25 de novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) desenvolveu, em conjunto com a agência criativa CARMEN, a campanha de sensibilização Nem Mais um Dia Normal, focada na violência sexual e no assédio cometido contra as mulheres em Portugal.
A violência contra as mulheres é uma situação que persiste. Seja ela física, psicológica, moral ou sexual, ela existe um pouco por todo o mundo, e assume as mais variadas formas, ocorrendo em diversos locais: casa, emprego, escolas e ruas.
Esta abrangência de cenários, cria, erradamente, o sentimento de normalidade em muitas situações de violência e, por isso, é necessário sensibilizar para esta problemática.
A campanha Nem Mais um Dia Normal pretende gerar a identificação de situações de violência e de assédio e incentivar à censura social e à sua denúncia como forma de combater o problema, demonstrando de forma inequívoca, o que são situações de abuso e de normalidade que erradamente fomos aceitando. Esta campanha pretende ainda a criação de um sentimento coletivo de recusa do papel de vítima por parte de todas as mulheres que enfrentam, diariamente, situações de violência contra si, incentivando-as à denúncia.
João Lázaro, presidente da direção da APAV, refere que “a campanha Nem Mais um Dia Normal pretende sensibilizar para a violência contra as mulheres em Portugal, com foco no assédio e na violência sexual, violência essa que pode assumir as mais variadas formas. Esta é uma problemática generalizada, pelo que é necessário incentivar à identificação de casos de violência e à sua denuncia como forma de combater a problemática. A violência contra as mulheres, nomeadamente o assédio sexual, é visto como normal por quem o pratica e, infelizmente, é tão recorrente e persistente, que acaba por ser normalizado pelas próprias vítimas que, muitas vezes, assustadas e sentindo-se impotentes, preferem silenciar a queixa. Nesse sentido, é imperativo acabar com esse falso sentimento de normalidade com que, ao longo dos anos, a sociedade acabou por rotular diversas situações que representam casos de violência contra as mulheres”.
Ana Luísa Paiva, Chief Operations Officer do YoungNetwork Group, reforça que “associamo-nos, uma vez mais, à APAV para colocar a nossa criatividade ao serviço de uma causa que merece todo o nosso respeito e ação. É muito importante para nós sermos parceiros deste projeto, que presta um apoio incansável a todas as vítimas de violência em Portugal, mas que tem também um papel ativo na consciencialização e na sensibilização, estimulando a denúncia de cada vez mais casos para travar esta problemática que, infelizmente, continua a persistir de uma forma inimaginável em Portugal”.
Esta campanha da APAV será oficialmente lançada no dia 25 de novembro, no Centro Comercial Colombo, através de uma ativação que simula um percurso com vários tipos de assédio num dia normal de uma mulher. Para além disso, a campanha Nem Mais um Dia Normal será ainda ativada através de filmes nas plataformas digitais e televisão, spots de rádio, redes sociais e imprensa.

Quinta-feira, 23 Novembro 2023 15:12


PUB