Nova carta de inverno do Po Tat é uma ode à época mais fria do ano

O restaurante Po Tat tem uma nova carta de inverno que promete aquecer a alma com uma viagem gastronómica além-fronteiras, tendo como destino a Ásia, mas mantendo a essência dos ingredientes portugueses. Desde as entradas às sobremesas, as propostas são uma autêntica homenagem à diversidade cultural e gastronómica portuguesa e pan-asiática.

Inspirada nas técnicas pan-asiáticas e no intercâmbio culinário que cruza fronteiras e cria pratos únicos que combinam tradições, a nova carta do Po Tat convida a embarcar numa viagem que promete surpreender. Nesta nova carta, as especiarias e as técnicas pan-asiáticas cruzaram-se com a cozinha portuguesa, criando pratos que instigam o paladar.

“Nesta época do ano queremos homenagear os sabores do outono e inverno, utilizando produtos frescos e da estação como abóbora, cherovia e cogumelos. Cada prato é uma viagem pelos sabores singulares de Portugal e do Oriente, uma fusão única que reflete a história e a riqueza de ambas as gastronomias”, começa por explicar o chefe André Santos.

Entre as novidades possíveis para degustar, a nova carta tem como ponto de partida algumas sugestões de snacks para compartilhar, nomeadamente: Croquetes de arroz e maionese de alho fermentado; Tiradito de barriga de atum, toranja e óleo de pimento; Ovo Ramen com aioli de atum e alcachofra. Para entrada, o chef André Santos sugere wok de lulas com cherovias, algas e alho selvagem, por ser “uma explosão de sabores surpreendentes e uma verdadeira ode a esta época mais fria”. Mas, o menu inclui outras opções de entradas igualmente estimulantes para iniciar a refeição no que toca à fusão de sabores e aromas.

Para prato principal, o destaque vai para a Presa de Porco Alentejano Grelhada com Marmelos Shio Koji e Alface Espargo, “uma iguaria que celebra a robustez do inverno e traz sabores irreverentes graças ao condimento natural Shio Koji, que tem como principal propriedade realçar o sabor ‘umami’ dos alimentos, tornando-os apetitosos e tenros e, consequentemente, num prato que aquece o paladar, o corpo e a alma”, segundo o Chef André Santos.

Ainda é possível encontrar outras seleções saborosas como Donburi de beringela com pesto de caju e dengaku ou Ribeye de novilho grelhado com puré de batata e molho bulgogi.

O exótico Gelado de arroz negro, manga, curcuma e merengue de Yuzu é a recomendação do chef como carimbo final perfeito no passaporte desta viagem.

“Com esta nova carta, pretendemos promover uma experiência sensorial completa. Quem nos visitar poderá degustar sabores excecionais, mas não só. Queremos contar uma história através dos pratos que servimos e envolver as pessoas nesta viagem gastronómica”, afirma o Chef André Santos. “Cada proposta do Po Tat é uma celebração da diversidade cultural da cozinha portuguesa e pan-asiática”, conclui.

Sexta-feira, 13 Dezembro 2024 09:46


PUB