Nova flagship store da Azulaico alia arte e arquitetura

A Azulaico, empresa líder em soluções premium para arquitetura e design de interiores, acaba de inaugurar uma nova flagship store, na Avenida da Boavista, uma das zonas mais nobres da cidade do Porto. Num sofisticado espaço de 200m², a Azulaico reúne a maior oferta do país em soluções de cerâmica, que é aqui apresentada de uma forma única e inovadora, oferecendo aos visitantes uma fusão harmoniosa entre design, arte e cultura, com obras exclusivas criadas para a loja.

Mais do que apenas uma loja concebida para a exposição de artigos de banho e cerâmicas de revestimento de um universo de marcas de alta gama, nacionais e internacionais, a nova Azulaico (o quinto espaço da marca em Portugal) apresenta um conceito inovador ao aliar a essência de uma galeria de arte a um laboratório criativo especialmente desenhado para arquitetos e designers.

Com projeto desenhado pelos arquitetos Fernando Coelho e Miguel Diogo, o espaço é uma montra de obras-primas exclusivas criadas por designers internacionalmente famosos. A coleção inclui peças icónicas de Patricia Urquiola, Marco Zanuso, Jasper Morrison e Hannes Wettstein, entre outros, e de marcas tão sonantes como Gessi, Axor, Mutina ou Bisazza. O investimento apenas no interior da loja ultrapassa os 500 mil euros, aplicados nos pavimentos, paredes, cúpulas e peças únicas.

“Imaginámos este espaço como um destino onde os nossos clientes podem explorar e descobrir peças que não apenas elevam os seus projetos, mas também contam histórias apaixonantes e originais sobre inovação, modernidade e design”, afirma Óscar Magalhães, diretor geral da Azulaico.

“Esta loja é uma celebração do nosso compromisso em ultrapassar os limites da criatividade e redefinir o design de interiores de luxo, ao mesmo tempo em que honramos o legado da marca e a nossa tradição empreendedora”, acrescenta aquele responsável.

A arquitetura do espaço evidencia não apenas a qualidade e o design inovador dos produtos, mas proporciona, mais do que um ponto de venda, uma experiência para o cliente, particularmente arquitetos, designers e criativos, num dedicado espaço de trabalho e colaboração.

Fernando Coelho, reconhecido nome da arquitetura nacional com longa história de colaboração com a Azulaico, afirma: “a definição dos espaços, a conjugação dos materiais, a composição formal e cromática, as relações de cheio-vazio e a exploração da luz têm como objetivo provocar uma experiência sensorial a quem visita a loja, proporcionando uma grande diversidade de sensações ao longo do espaço. No contexto desta peça arquitetónica “boutique de materiais”, estes passam a assumir qualidades quase poéticas, muito para além da sua funcionalidade. Podem provocar conforto, surpresa, curiosidade… e vontade de os sentir.”

O design da loja em si é um testamento de visão artística, misturando estética contemporânea com a elegância atemporal que caracteriza a Azulaico.

Segundo o arquiteto Miguel Diogo, “o espaço em duas cotas, com uma bancada expositiva na sua ligação, materializa um laboratório criativo, onde os profissionais podem experimentar e combinar produtos em contextos reais de projeto, explorando novas possibilidades e desenvolvendo soluções para os seus clientes.

Adotada uma linguagem arquitetónica depurada e minimalista, é ainda assim na relação com o passado que o projeto ganha uma dimensão única. Os três tetos abobadados, que percorrem longitudinalmente as montras, são um tributo ao legado da Azulaico, evocando simultaneamente a tradição e vanguarda da marca, enfatizando deste modo o caráter atemporal do espaço”.

A loja apresenta peças exclusivas e oferece uma experiência imersiva como uma verdadeira galeria de arte, tornando-se destino obrigatório para entusiastas do design, arquitetos e colecionadores. Entre as peças em exposição destaca-se a “Vita”, da Gessi, uma torneira sustentável que permite reduzir o uso de plástico, água e energia, fornecendo água lisa e gaseificada, com vários níveis de personalização. Também única em exposição no país, a “Cava”, com design do Studio Monica Graffeo, é uma peça intemporal e exclusiva, que surge da combinação do conceito de ânfora, um objeto de memória projetado para conter água, com um material antigo e precioso como o mármore. Ou ainda as colunas de chuveiro “Axor”, desenvolvidas em colaboração com Philippe Starck, que apresentam os requisitos de um produto estético, durável, minimalista no design, mas preciso na operação, e celebram o luxo da água e o prazer de tomar banho ao ar livre.

Segunda-feira, 09 Dezembro 2024 16:49


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