No coração de Lisboa, pode comer o melhor peixe todos os dias, e revisitar os sabores inesquecíveis do mar português. O “Aqui há Peixe”, no Chiado desde 2009, continua a apostar nos melhores produtos do mar. O peixe foi sempre o ingrediente de eleição do chef Miguel Reino, desde que começou a cozinhar, aos 16 anos.
De então para cá, o mar foi sempre protagonista no cardápio dos restaurantes de Miguel Reino, fossem eles “O Adamastor”, em Búzios, no Brasil, onde tudo começou, ou o “Aqui Há Peixe” da Praia do Pêgo, onde ganhou notoriedade durante treze anos ao lado da mulher, Mafalda Reino.
Há pratos que de quando em vez saem da carta e, por períodos, voltam a entrar. É o caso dos pratos com bivalves, que o chef dá primazia nos meses com a letra “R”. “Estão no auge do sabor e fora da época de reprodução”, afirma Miguel Reino.
A ideia de que nos devemos abster de apanhar e comer moluscos com casca durante o verão é mais antiga do que se pensava. Reza a história que o cardeal Richelieu, quando era o todo-poderoso primeiro-ministro do rei Luís XIII, proibiu a recolha de ostras em França nos meses que não têm a letra “R” no nome. De maio a agosto, além de se protegerem as espécies durante a época da reprodução, evitava-se que as condições de transporte e conservação, na altura precárias, viessem a provocar problemas alimentares.
Posto isto, está na altura de provar os pratos de mar, e os bivalves que o chef Miguel Reino prepara com todo o esmero e sabedoria. O grande destaque vai para o arroz de lingueirão, as cataplanas com lingueirão ou as amêijoas à Bulhão Pato, entre outras delícias.
O restaurante despretensioso, alegre e cheio de luz, dá protagonismo ao peixe fresco, sobretudo grelhado. Sentar-se à mesa do “Aqui à Peixe” é dar um mergulho no mar em pleno centro histórico, com um belo robalo ou pregado na grelha à mesa, um Arroz negro de choco com Maionese de Açafrão ou uma Picanha de Tamboril. Do mar, há muitas opções: ostras, Gambas à Chef Miguel, Lulinhas salteadas com alho e coentros, Carabineiros à Miguel com o seu molho, cataplanas, arrozes, entre outras delícias.
Os amantes das sobremesas podem saciar as papilas gustativas com uma encharcada ou uma mousse de maracujá. A melhor cozinha tradicional portuguesa e os produtos mais frescos encontram-se à mesa do “Aqui Há Peixe” – para quem não dispensa o melhor peixe, o ano inteiro.
Aos 62 anos, Miguel Reino dispensa apresentações no mundo da cozinha tradicional portuguesa. Aos 16 anos, viveu a sua primeira aventura na cozinha, e nos anos 80, no Rio de Janeiro, fez um curso de hotelaria e trabalhou com grandes nomes de chefs internacionais como Gaston Lenôtre ou Claude Troigros. Aos 23, abre o seu primeiro restaurante em Búzios, o “Adamastor”. No final dos anos 80 volta para Portugal, onde durante quatro anos trabalha com o seu irmão Gigi no restaurante da Quinta do Lago e no Flor da Várzea em Sintra, depois disso abriu a “Picanha” na Rua das Janelas Verdes e finalmente nos anos 90 abriu o Aqui Há Peixe na Praia Do Pego, o espaço que lhe trouxe mais notoriedade. Há 15 anos, instalaram-se no Chiado, no coração da capital, para provar que o melhor peixe também se pode comer no centro da cidade, sem vista mar com muito sabor marinho.