O Ode Market está de regresso a Vila Chã de Ourique, Santarém, no próximo dia 6 de outubro, domingo. Depois do sucesso das duas primeiras edições, a Ode Winery volta a abrir as portas da sua adega para receber os amantes, amigos ou simpatizantes do vinho num dia de celebração ao sabor do outono. Em destaque a presença de Samuel Úria, pelas 18h00, e o vinho que a enóloga Maria Vicente fez em exclusivo para o evento. A entrada é gratuita.
Entre as 11h00 e as 20h00, a animação está de regresso à Ode Winery, com um mercado diversificado, onde os visitantes poderão encontrar produtos frescos, azeites, doces, compotas, queijo e mel, além de artesanato, decoração, roupa e acessórios. A programação musical começa às 12h00, com a performance de Nay Noises, que leva ao Ribatejo a sua voz e piano, estando marcado para as 18h00, um dueto dj set de Samuel Úria com Bunny O’Williams.
Uma das principais novidades desta edição é o vinho criado unicamente para este evento, pela enóloga Maria Vicente, disponível a copo apenas no dia do mercado. Este vinho, produzido em ânfora, combina as castas Alicante Bouschet e Touriga Nacional, resultando numa expressão intensa e complexa, com notas frutadas e especiarias.
A nível gastronómico, estarão disponíveis diversas opções na zona de snacks, nomeadamente o Kokumi Umami, com os irresistíveis crackers de nori e arroz, e sandes de borrego bio, preparado com um toque asiático. O restaurante Cellar Door estará também a funcionar normalmente para quem quiser uma refeição mais completa. A complementar a oferta vínica da Ode, estarão também no mercado parceiros locais com produção de gins e cerveja artesanal.
Ao longo do dia, estão pensadas diversas atividades para os mais novos, incluindo pinturas de rosto, jogos tradicionais e insufláveis, garantindo diversão para toda a família. Existirão também visitas gratuitas à adega da Ode, uma das mais antigas da região, programadas para as 14h00, 16h00 e 18h00. A adega subterrânea, de inspiração gótica, surpreende pelo seu tamanho, e faz lembrar uma catedral, com diversos barris de carvalho e uma sofisticada sala de degustação. Estas visitas são gratuitas e não incluem prova.