Para responder ao mercado, empresas usam tecnologia para impulsionar a venda de vinhos à escala mundial

As lojas online ganharam força com a pandemia e a crescente competição à escala global do setor vitivinícola obrigou as marcas a inovar nas estratégias de contacto com o consumidor, nomeadamente as abordagens no digital. Este contexto é sentido pela Webcomum Digital Business & Tech, especialista em transformação digital, com cerca de 20% de clientes do setor, que estão a notar que o online é “cada vez mais, um canal privilegiado de vendas”. Só este ano, os dados que a empresa apresenta, no desempenho digital da área vitivinícola, registam “um aumento substancial em várias métricas” com mais de 4 milhões de contas de utilizadores alcançadas, mais de 1 milhão de interações com redes sociais e lojas online e mais 40 000 seguidores em diversas plataformas“.
A experiência de compra deve ser tão apelativa e fluída quanto possível para assegurar a satisfação do consumidor. No setor dos vinhos, deve incluir uma navegação intuitiva, descrições detalhadas, conselhos de harmonização e uma jornada de compra simplificada, desde a seleção até ao pagamento e entrega. “A criação de conteúdo relevante e educativo, estratégias de SEO (Search Engine Optimization) adequadas e a gestão eficaz das redes sociais desempenham um papel vital na construção de uma imagem de marca sólida e no estabelecimento de uma ligação emocional com os consumidores”, adianta Filipa Ferreira, Brand Manager da Webcomum.
“Vender vinho hoje é vender a experiência e a história”, diz a responsável de marca da empresa. A incorporação de novas tecnologias, como o recurso aos chatbots de inteligência artificial (IA), treinados com informações relevantes para o consumidor, tendem a “ganhar espaço em negócios de e-commerce” e podem, futuramente, “contribuir para o aumento das vendas online”. Mais ainda quando o mercado atual é o mundo. “Ajudamos as marcas a promover estas experiências em mercados internacionais e desenvolvemos campanhas que são estrategicamente direcionadas para mercados como os Estados Unidos, o Reino Unido, México, Angola, Suíça, entre muitos outros”.
Ainda de acordo com as informações recolhidas pela agência digital, mais de 50% dos consumidores recorrem a smartphones para realizarem as suas compras ou pesquisarem sobre os produtos antes de os adquirir, pelo que “é obrigatório que as lojas online estejam responsivas e otimizadas para dispositivos móveis”. “Igualmente importante”, alerta, é que as marcas estejam “atentas às restrições” existentes nos mercados internacionais e cumpram as “leis locais de publicidade”.
“Nós estamos particularmente atentos a estas nuances, adaptando as campanhas às especificidades de cada mercado. É precisamente o know how que temos nesta área que nos diferencia e faz com que as grandes marcas de vinhos confiem na nossa estratégia”, sustenta Fernando Félix, CEO da Webcomum.
No portfólio da agência constam marcas como a Herdade do Rocim, Niepoort, Luxury Tours Portugal, The Fladgate Partnership (Taylor, The Vintage House, The Yeatman, WOW, Onwine, Fonseca e Mira Mira) e a Wines of Portugal.

Quarta-feira, 06 Novembro 2024 11:41


PUB