O Prémio Cinco Estrelas entra em 2024 comemorando 10 anos e com uma imagem renovada com um novo logo. O Prémio nasce das mãos de duas empreendedoras que depois de vários anos a trabalharem outros selos de certificação de marketing, sentiram necessidade de apresentar ao mercado uma forma de identificar facilmente as marcas que fossem consideradas mesmo muitos boas, realmente cinco estrelas – E é assim que nasceu a metodologia e o nome.
Foram identificadas 5 variáveis principais que influenciam as pessoas nas suas decisões de compra, comuns a todos os setores de atividade; e, setor a setor, categoria a categoria, são identificados 5 aspetos específicos. Criou-se uma metodologia com diferentes fases de avaliação, testada pelo público (atuais e potenciais clientes de cada marca), a fim de se obter as classificações de cada uma das variáveis em análise. Este foi o ponto de partida: criar um sistema de avaliação que ajudasse os consumidores nas suas decisões e ajudasse as marcas vencedoras na sua comunicação e a melhor trabalharem os seus produtos e serviços.
Na 1ª edição foram avaliados 132 candidatos, organizados em 61 categorias de consumo, de onde saíram 36 vencedores. Na 10ª edição, foram avaliadas 1.135 marcas, analisadas 213 categorias, e venceram 157 marcas, às quais se juntam 23 Personalidades e 18 órgãos de comunicação social, totalizando 198 vencedores.
“Desde a primeira até à décima edição do Prémio Cinco Estrelas, o total de vencedores cresceu em 450%, tendo sido anunciados 1.358 vencedores em dez anos. E aqui surge um novo patamar para o Prémio Cinco Estrelas que também de tornou um objetivo base: por um lado, fornecer às marcas um relatório de avaliação robusto que as ajude a identificar aspetos de melhoria, e por outro a criação de parcerias que permitam às marcas não vencedoras aprofundar a informação sobre essas mesmas necessidades de melhoria. É com grande entusiasmo que cumprimos desta forma um ciclo de dez anos, com grande confiança num futuro cada vez mais brilhante para o Prémio, para as marcas avaliadas e, naturalmente, para os portugueses ao nível das suas decisões de consumo.”, referem Débora Silva e Ana Lourenço, fundadoras do Prémio Cinco Estrelas.
Prémio Cinco Estrelas em números
EVOLUÇÃO | 10 ANOS
• Crescimento face à 1ª edição
Marcas avaliadas: 760%
Categorias em análise: 249%
Marcas vencedoras: 336%
Categorias s/ vencedor: 125%
Totais vencedores: 450%
• Valores globais dos 10 anos de atividade do Prémio Cinco Estrelas
Total de marcas avaliadas nos 10 anos: 7.282
Totais consumidores nas 10 edições: 994.556
Total de marcas vencedoras nas 10 edições: 1.096
Total de vencedores nas 10 edições, incluindo OCS e Personalidades: 1.358
“Com estes indicadores que revelam que o Prémio Cinco Estrelas tem vindo a tornar-se, ao longo destes 10 anos, uma ferramenta de relevo na perspetiva de marketing de muitas das empresas que participam anualmente na metodologia de avaliação”, concluem as fundadoras do Prémio Cinco Estrelas.
O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que anualmente mede o grau de satisfação que os produtos, os serviços e as marcas concedem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores como a Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou Recomendação, Confiança na Marca e Inovação. Quanto às Personalidades e Órgãos de Comunicação Social, estas são analisadas segundo as variáveis Notoriedade, Satisfação pela atividade que desempenham, Credibilidade e Inovação, além de uma característica adicional específica considerada como mais relevante em cada categoria.
Uma nova imagem, o rigor é o mesmo de sempre
No final desta primeira década, o Prémio Cinco Estrelas apresenta-se ao mercado de imagem renovada, com um novo logo. A forma base da estrela, que tanto caracteriza o Prémio Cinco Estrelas, mantém-se, mas com um ambiente gráfico mais moderno e dinâmico: as cores estão mais vivas e o tipo de letra mais atual. Segundo a organização, “era o momento de atualizarmos a nossa imagem e o novo logo pretende ser mais dinâmico e inovador, para uma utilização mais flexível numa época em que o digital assumiu o protagonismo da comunicação. Atualmente, no mundo digital que nos rodeia, o desafio é causar impacto e ganhar relevância face a muitos milhares de imagens com que somos impactados diariamente. Este novo logo pretende ser mais versátil, com maior flexibilidade de utilização no mundo digital”.